Auto natalino “No Reino de Pindorama” será apresentado em Natal neste fim de semana

Um auto de Natal, produzido pela Uern Natal e rico em cultura popular nordestina, é atração destes sábado (18) e domingo (19), no Espaço Cultural João Paulo II, conhecido como Papódromo, no Centro Administrativo do Estado, em Lagoa Nova, zona sul de Natal. Em ambos os dias, o espetáculo está marcado para ter início às 19h.

O auto de natal “No Reino de Pindorama” foi apresentado pela primeira vez em 2019, no Campus da Uern, na zona Norte de Natal, realizado pelos Grupos Baobá, de teatro, e Cinese, de dança contemporânea, em parceria com a Escola de Extensão da Uern (EdUCA). Na estreia, em única apresentação, o espetáculo foi encenado por mais de 200 pessoas, de crianças a idosos, e mobilizou mais 50 apoiadores voluntários da comunidade, principalmente do bairro Potengi, que atuaram como sonorizadores, iluminadores, artesãos, costureiras e maquiadores, entre outros.

Adaptado para versão audiovisual, durante a pandemia, o espetáculo reencontrará presencialmente o público, com elenco reduzido, considerando o longo período de isolamento social e a retomada gradativa de ações presenciais, que viabilizaram os ensaios nos últimos meses. Para a proposta a ser executada em 2021, sobe ao palco um elenco de aproximadamente 45 integrantes, entre atores e bailarinos.

Pindorama é um lugar mítico, lugar de belezas raras e naturais, e gente alegre, festiva e destemida. Segundo o texto dramatúrgico de Denilson David, após uma longa guerra entre as famílias tradicionais do reino sangue azul e sangue encarnado, a rainha que ascende ao trono proíbe o povo de comemorar o Natal. A medida tirana leva dois jovens a se aventurarem numa jornada em busca do espírito natalino. Nesse percurso, eles encontram personagens e danças da cultura popular nordestina, preenchendo a trama do auto, tratando de valores como afetividade, amor e perdão.

“Em sua concepção e forma, o espetáculo traz as características clássicas de um auto natalino. Já o enredo se emancipa do modelo tradicional, rompendo com as temáticas que recontam uma história religiosa ou que se atém a alguma alegoria espiritual. O Auto de Natal no Reino de Pindorama é, portanto, um auto profano. A estética do espetáculo traz como referências elementos naturais e culturais do nordeste brasileiro, percorrendo paisagens e ressignificando danças e manifestações populares como o forró, o maracatu, os caboclinhos, o coco de roda, o xaxado, a ciranda e o fandango. Os personagens e linguagem também são investidos de referências regionais, trazendo para cena a presença indígena representada nos nativos, a força sertaneja dos cangaceiros e as expressões do cotidiano popular”, conta o teatrólogo Denilson David, autor do texto e diretor artístico do espetáculo que une dramaturgia e dança, com coreografias de André Rosa e direção geral da professora Irene van den Berg.

“A realização do espetáculo de forma presencial e aberta ao público possibilita a produção de um evento que vem se destacando com potencial para se radicar no calendário das ações culturais da cidade. Por outro lado, essa realização valoriza e dá visibilidade a atores e bailarinos, com a difusão de uma produção com dramaturgia original que poderá ser apreciada por outras plateias”, avalia a diretora geral do espetáculo, que espera receber três mil espectadores nos dois dias de apresentação.

O auto de natal “No Reino de Pindorama” conquistou três premiações na Lei de Emergência Cultural Aldir Blanc para a publicação da dramaturgia na forma de livro virtual e impresso, a produção audiovisual do espetáculo veiculada em temporada no YouTube e uma oficina sobre o processo de pesquisa e montagem do auto.

Neste ano, o espetáculo está integrado à programação oficial do Meu Melhor Natal da Uern, numa iniciativa em parceria das pro-reitorias de Extensão (Proex/Uern) e de Gestão de Pessoas (Progep/Uern), com o Governo do Estado, através da Fundação José Augusto. “É uma oportunidade de estreitar relações que valorizam a produção cultural local, desenvolvida a partir de ações extensionistas da Uern”, ressalta o titular da Proex, professor Esdras Marchezan.

A classificação do espetáculo é livre para todas as faixas etárias, e para a entrada será exigida comprovação vacinal e uso obrigatório de máscaras. Os ingressos são gratuitos e devem ser previamente retirados pela plataforma Sympla. A apresentação também terá transmissão pelo Youtube/UERNOFICIAL.

Retire seus ingressos para apresentação de sábado (18): AQUI

Retire seus ingressos para apresentação de domingo (19): AQUI