Durante discurso da Assembleia Universitária da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), a governadora Fátima Bezerra firmou compromisso de nos próximos dias enviar um Projeto de Lei estabelecendo a autonomia financeira da instituição. “Quero nesse momento conclamar a comunidade acadêmica da Uern para dizer que nos próximos dias nós vamos enviar o projeto de lei que vai estabelecer a autonomia financeira da Uern. Esse é um compromisso que nós temos com vocês”, declarou.
Em seguida ela disse que está finalizando os preparativos para enviar o Plano de Cargos, Carreiras de Salários dos servidores da Uern. “Estamos num permanente diálogo com a Aduern e o Sintauern para a implantação do Plano de Cargos Carreiras e Salários, uma vez que o plano de vocês é de 1989 e se encontra completamente defasado”, frisou.
A governadora também destacou que a noite, que foi marcada pela posse da reitora Cicília Maia, está eivada de significados políticos e simbólicos para uma instituição fundamental para o desenvolvimento do Estado. “O momento de posse representa um momento de estabilidade institucional”, frisou.
Neste momento ela abordou a lei que acabou com a lista tríplice para a escolha de reitor e vice-reitor da Uern. “Estamos aqui respeitando a vontade da comunidade acadêmica. Sou defensora intransigente da gestão democrática”, disse. “Essa foi a última lista tríplice dessa instituição”, complementou.
Ela aproveitou para comparar a Uern com as universidades federais onde a autonomia acadêmica vem sendo desrespeitada. “Isso vem num contexto de desrespeito em ato antidemocrático do Governo Federal que interviu em 18 de 53 instituições”, relatou. “Estamos aqui respeitando a vontade da comunidade acadêmica. Sou defensora intransigente da gestão democrática”, lembrou. “Essa foi a última lista tríplice dessa instituição”, avisou.
Ao se referir à reitora Cicília Maia e ao vice-reitor Francisco Dantas, ela desejou sucesso. “Vocês representam um momento de reorganização da Uern que trará um novo momento trazendo outras vozes e outros saberes assegurando a educação pública, gratuita e democrática”, frisou. “Faço os votos aos novos gestores de uma profícua gestão”, acrescentou.
Ao final do discurso, Fátima declarou amor pela Universidade: “Uern é um dos mais belos e ricos exemplos de inclusão social. Por isso que temos que enfrentar sempre as vozes do atraso que atacam esta instituição”.
Ela fez menção aos professores Luiz di Souza, Felipe Caetano e Hulda Nunes Paz que foram vítimas da covid-19.