Cumprindo a tradição de anos anteriores, o Governo do Estado do Rio Grande do Norte se instalou nesta terça-feira, 28 de setembro, em Mossoró, tendo como sede a Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). A data é especial para toda a comunidade acadêmica, em ocasião do aniversário de 53 anos da Uern.
Um dos momentos marcantes foi o compromisso da governadora Fátima Bezerra com o projeto de autonomia financeira da Uern, um sonho perseguido por gerações de professores, técnicos e estudantes. A governadora também anunciou a sanção do Projeto de Lei que acaba com a Lista Tríplice para a escolha de gestores da Instituição.
A solenidade de instalação do Governo foi prestigiada por muitas autoridades e membros da comunidade Uerniana. Entre os presentes, o Pe. Sátiro Cavalcanti Dantas, ex-reitor e um dos principais defensores da Uern e da educação pública, gratuita e de qualidade.
Em sua fala, a reitora em exercício, Fátima Raquel, falou sobre seu amor à Uern e ressaltou sua felicidade em passar o cargo para a profa. Cicília Maia, que toma posse como reitora na Assembleia Universitária de hoje, às 19h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Fátima Raquel recordou os desafios, as conquistas e o constante diálogo com a comunidade. “Foram anos difíceis, com muitas lutas que a universidade encampou. Nesse período de pandemia, tivemos que dialogar muito e trabalhar coletivamente para retomar as atividades da forma que foi possível. A Uern é de todos e para todos”, afirmou Fátima Raquel.
A solenidade contou ainda com os discursos da vereadora Marleide Cunha, representando a Câmara Municipal de Mossoró, e da deputada Isolda Dantas, representando a Assembleia Legislativa.
Em sua fala, a governadora Fátima Bezerra, chanceler da Uern, fez um balanço das ações do governo, do compromisso com o servidor e sobre as medidas restritivas e sanitárias tomadas durante a pandemia. “A realidade mostra que estávamos no caminho certo. Hoje, graças a Deus, quanto mais avança a cobertura vacinal, diminui o número de óbitos por Covid-19”, afirmou a governadora.
Em outro momento, Fátima Bezerra destacou a importância da Uern e reafirmou seu compromisso com a Universidade: “Irei sancionar a lei de autoria do Governo do Estado, que vai pôr fim a lista tríplice para escolha de gestores da Reitoria da Uern. Nesses tempos autoritários que vivemos, temos que valorizar iniciativas como essas. Com a sanção dessa lei, damos uma lição importante de que o RN é território de defesa da democracia. Associado a isso, outra imensa alegria é anunciar hoje que nos próximos dias enviarei para a Assembleia Legislativa o Projeto de Lei que vai instituir a autonomia financeira da Uern. O que significa realizar o sonho de muitas gerações”, concluiu Fátima Bezerra.
Em seguida, a placa de instalação do governo foi descerrada, com a presença da governadora, Fátima Bezerra; da reitora em exercício, Fátima Raquel; da reitora eleita, Cicília Maia; do vice-reitor eleito, Chico Dantas; e do vice-governador, Antenor Norberto.