Curso on-line de música aproxima Uern e alunos de Cabo Verde, na África

Teve início hoje, 23, o curso on-line “Ensino Coletivo de Cordas Friccionadas” em Cabo Verde, na África, através do projeto de extensão Educação Musical On-line da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Participam dessa capacitação alunos da escola do governo Cesária Évora Academia de Artes e na Comunidade São Paulo – Associação de Artes e Desporto Rei Jesus, na cidade Praia Ilha de Santiago.

O projeto de extensão é vinculado ao Departamento de Artes (DART), da Faculdade de Letras e Artes (FALA) da Uern, que ofertou, recentemente, cerca de 800 vagas em mais de 40 cursos musicais no formato remoto.

Coordenado pelos professores Isac Rufino de Araújo e Daniel Augusto de Lima Mariano, junto aos alunos do curso de Licenciatura em Música, o projeto visa ofertar cursos de Música de forma on-line à comunidade contemplando momentos síncronos e assíncronos. A realização do projeto tem o apoio da Diretoria de Educação a Distância (DEaD) e da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX).

Nesse curso específico são viabilizadas vivências musicais a partir do ensino de violino, viola, violoncelo e contrabaixo acústico.

O curso tem um ponto de apoio presencial na escola do governo Cesária Évora Academia de Artes, que cedeu o espaço e também os instrumentos para que os alunos possam estudar e ter as aulas práticas.

Conforme conversas prévias com o discente do curso de Licenciatura em Música EaD, Edinaldo Johnson, que reside no país africano, foi possível elaborar uma proposta de curso junto a uma equipe de cinco alunos que serão os ministrantes das aulas.

Além de Edinaldo, integram a equipe os discentes Valmirlei Andrade (violino), Gabriel Luiz (viola), Kelly Araújo (violoncelo) e Tâmisson Thauan (contrabaixo acústico).

Os professores especialistas darão aulas on-line e o momento presencial será articulado por Edinaldo Johnson que, neste caso, assume a função de tutor presencial da turma.

“Ficamos muito felizes em conhecer os alunos e ver a disposição de alguns que andaram uma hora a pé para chegar ao local da aula. Outros vieram até de cidades vizinhas para esse momento presencial. É muito gratificante poder criar oportunidades e realizar essa ação que vai muito além de ensinar música aos alunos inscritos, pois enriquece nossas experiências de construção de saberes e práticas docentes ímpares”, avaliou o professor Isac Rufino de Araújo.

Sobre o projeto

Os objetivos principais são ofertar cursos de música de forma on-line; democratizar o acesso à Educação Musical, sem barreiras geográficas, para a comunidade; fomentar a aprendizagem musical em diversas faixas etárias com metodologias adequadas; envolver os licenciandos em Música na curricularização da Extensão por meio da UCE, criando um espaço de atuação para cada aluno desenvolver e aperfeiçoar suas habilidades.

Saiba mais sobre o projeto no perfil @educacaomusicalonline no Instagram ou clicando AQUI.