O projeto de extensão “Café Filosófico”, da Faculdade de Educação, promove, no dia 20 de setembro, às 19h, sua quinta edição, que terá como tema “A Filosofia do Trivium na trilha do conhecimento”.
O encontro terá como palestrantes os professores Victor de Melo Gramático, especialista em Educação Clássica, e Priscilla Akla Martins Santiago, licenciada em Matemática/IFRN.
A mediação do evento será feita pela professora Brígida Lima Batista Félix, da Faculdade de Educação.
O público pode acompanhar a palestra através da plataforma Google Meet, por meio deste link.
Confira abaixo um resumo sobre o tema do evento:
“O Trivium é o conjunto das três primeiras Artes Liberais e trata daquilo que na educação clássica é o mais fundamental, o trivial, o que hoje chamamos de mente humana e seu mais sofisticado instrumento: a Linguagem. A mente é o mesmo que os gregos chamavam de psiqué, que deu origem a palavra psicologia; os latinos denominavam por animae, que em geral se traduz por alma ou mesmo por espírito. A linguagem é o que nos distingue de todos os outros animais, que apesar de terem sua própria forma de expressão, não possuem a capacidade de abstração e raciocínio do ser humano. O que nos faz animais racionais é a linguagem e a razão. Sabemos disso pelo modo que pensamos e nos comunicamos, sendo esta maneira única entre todos os animais, só o homem possui estas duas capacidades mencionadas. Para os gregos antigos “linguagem”, “razão”, “pensamento”, “palavra” e “verbo” tinham um só nome: Logos. Esta palavra era usava para falar do pensamento, da fala, da linguagem ou mesmo da razão em um sentido geral e mais alto. O Trivium é justamente a Ciência do Logos ou a Arte do Logos, ou seja, a ciência da palavra escrita, falada e pensada. Sendo composto por três artes: Gramática, Retórica e Dialética. Cada uma destas três artes estudam um aspecto do Logos, ou seja, da linguagem e, portanto também desenvolvem um aspecto correspondente em nossa mente (espírito).”