No período de 27 de julho a 05 de outubro, um ciclo de palestras realizado pelo Departamento de História do Campus Avançado de Assú da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) vai discutir as “Doenças e políticas públicas de saúde no Brasil nos século XIX e XX”.
O evento, transmitido pelo Google Meet, se propõe a abordar as epidemias e as políticas de saúde pública no país na segunda metade do século XIX e XX, possibilitando uma visão histórica. O público-alvo são alunos de graduação e pós-graduação da Uern, mas também professores da rede básica e profissionais de saúde.
Os palestrantes são doutorandos e recém-doutores da Fundação Oswaldo Cruz (FIOCRUZ). Câncer, aids, sífilis, saúde pública e assistência social e saúde e meio ambiente são os temas a serem trabalhados.
“O resultado esperado das discussões é possibilitar uma visão ampla, histórica e crítica sobre as políticas públicas implementadas pelos governos federal, estaduais e municipais em relação às epidemias que assolaram o Brasil na segunda metade do século XIX e XX”, explicou o professor Dr. Marcelo Vieira Magalhães, coordenador do evento, que conta com a colaboração da doutoranda da Fiocruz Avohanne I. Costa de Araújo e apoio dos discentes do curso de História, Taisy Oliveira de Carvalho e Jefferson Silva de Araújo.
Pensado inicialmente para ser um evento estadual e receber um público de 65 participantes, o ciclo de palestras acabou tomando dimensão nacional, tendo inscritos de quase todos os estados brasileiros, oriundos de mais de 30 instituições de ensino superior (egressos, graduandos, mestrandos, mestres, doutorandos). Dessa forma, o número de vagas subiu para 200.
Confira na imagem abaixo a programação: