Os membros do Comitê Covid-UERN se reuniram nesta segunda-feira (22) para discutir novas estratégias, encaminhamentos e orientações à comunidade Uerniana, no sentido de reforçar os cuidados diante do atual cenário da pandemia.
Uma nova Nota Técnica está sendo elaborada pelo Comitê Covid-UERN, tendo como base o Decreto Nº 30.379, de 19 de fevereiro de 2021, do Governo do Estado, que amplia as medidas restritivas no Rio Grande do Norte, no intuito de conter a pandemia.
A reitora em exercício, Profa. Fátima Raquel Rosado Morais, abriu a reunião afirmando que o momento atual é de cautela, uma vez que a ocupação de leitos no Rio Grande do Norte voltou a crescer e novas cepas do vírus foram confirmadas em circulação no Estado. “Temos que priorizar a segurança e a saúde de nossos alunos, servidores e seus familiares. A população precisa manter os cuidados e precauções para diminuir a disseminação do vírus, para reduzir essas infecções a patamares desejáveis”, defendeu Fátima Raquel.
A professora Amélia Lopes lembrou que a Uern foi uma das primeiras instituições a agir com cautela, no início da pandemia, em março de 2020. “Talvez a gente precise dar um passo atrás para observar esse cenário nos próximos 20 dias. O que estamos vendo é um conjunto de pacientes mais jovens e mais graves”, afirmou.
O professor Thales Allyrio defendeu que apenas as atividades de estágio ocorram de forma presencial e somente as atividades administrativas, consideradas essenciais, sejam executadas de forma presencial, com limitação de pessoas.
Os membros do comitê compartilharam situações vivenciadas em seus cursos e discutiram as estratégias que serão adotadas nos próximos dias. Esses protocolos estarão discriminados na Nota Técnica que será publicada em breve.
A reunião contou com as presenças dos professores: Fátima Raquel Rosado Morais (reitora em exercício e presidente do Comitê), Amélia Lopes Fernandes (Faculdade de Enfermagem/FAEN), Kalidia Felipe de Lima Costa (Faculdade de Enfermagem/FAEN), Wogelsanger Oliveira (pró-reitor adjunto de Gestão de Pessoas/Progep), Wendson Dantas (pró-reitor de Ensino de Graduação), Thales Allyrio Araújo de Medeiros Fernandes (Faculdade de Ciências da Saúde/FACS), Janieiry Lima de Araújo (Campus de Pau dos Ferros) e Dácio Michel da Cruz Souza (Campus de Natal).