Professora lança livro sobre gestão escolar

A Profa Me Eugênia Morais de Albuquerque lança no próximo dia 19 de dezembro, às 18, na Livraria Cultural, sediada no Partage Shopping Mossoró, o livro “A implementação do programa gestão nota 10 no sistema municipal de educação em Mossoró/RN (2005 a 2009)”.

O trabalho resulta da pesquisa para dissertação de mestrado realizada pela autora abordando o programa Gestão Nota 10, proposto pela Rede Vencer, do Instituto Airton Senna, no tocante as implicações para a gestão escolar no município de Mossoró-RN, notadamente a parceria público-privado.

“Esse trabalho é também fruto das minhas experiências como gestora duas vezes na educação municipal e superintendente escolar acompanhando 15 escolas da Zona Urbana de Mossoró. Presenciei a implementação desse programa nas escolas e daí surgiram várias inquietações sobre esse programa e percebi que estavam tentando engessar a gestão da educação em Mossoró e daí elenquei algumas questões para esta pesquisa”, explicou.

No trabalho, a professora aborda questionamentos como quais os determinantes que condicionaram a implantação do programa e quais as consequências dele para a gestão municipal do ensino assim como em que medida ele consolidou a autonomia da comunidade escolar.

O trabalho fez parte de uma pesquisa nacional com nove estados com a professora Eugênia representando o Rio Grande do Norte.