A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern tem a assistência estudantil como centralidade estratégica de combate às desigualdades sociais e regionais. A manutenção da política assistencial é para garantir a permanência dos discentes na Instituição. Nesses tempos difíceis, várias ações foram ou estão sendo realizadas para não deixar os alunos ou alunas desamparados.
Desde o início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) e a suspensão das atividades presenciais no âmbito da Uern, a Pró-Reitoria de Assistência Estudantil – Prae manteve todas as bolsas ativas com os pagamentos em dia e não descontinuou nenhum programa. Pelo contrário, o apoio foi ampliado em várias frentes.
Por meio da sua política de cotas – com reserva de vagas para alunos de escola pública, pessoas com deficiência e pretos, pardos e indígenas – a Uern promove a democratização do acesso. Outra característica fundamental que a torna uma instituição socialmente referenciada diz respeito à permanência.
“Pra gente, manter o perfeito funcionamento desses programas é garantir que o aluno não vai ficar desamparado, não vai ficar pra trás. Pelo contrário, a Universidade está empreendendo esforços para que todos consigam cursar o semestre letivo e assim mitigar os danos acadêmicos proporcionados por essa pandemia”, destaca Erison Natécio, pró-reitor de Assistência Estudantil.
O atendimento multiprofissional com serviços de psicologia, psicopedagogia, psicologia educacional e serviço social está há meses funcionando de forma remota, em regime de plantão, nos três turnos diariamente.
Preparar os estudantes para o uso das tecnologias virtuais é outra prática viabilizada através do Uern Conect@. Uma série de aulas on-line já preparou mais de 2.500 estudantes para a utilização da plataforma virtual do Google Classroom e demais ferramentas do GSuite a ela integradas, a fim de qualificá-los para criar, organizar e desenvolver suas atividades acadêmicas.
Nessa empreitada, a Prae tem parceria com a Diretoria de Educação a Distância – DEaD, a Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas – Dain, a Pró-reitoria de Ensino de Graduação – Proeg e os Departamentos de Direito e Informática do Campus Central, e Ciência da Computação do Campus Avançado de Natal.
Durante a abertura do semestre letivo 2020.1 no último dia 8 de setembro, foi lançada a plataforma Uern Conect@, um site com informações sobre cursos, tutoriais, capacitações, orientações sobre o ensino remoto, conteúdos de apoio para estudantes, professores e técnicos administrativos, suporte online, entre outras funcionalidades. É mais um suporte gratuito e de fácil acesso para ajudar a comunidade acadêmica.
Socialmente referenciada
Dados do Questionário Socioeconômico e Cultural da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, o ID- UERN, apontam que 12,46% dos estudantes são de família com renda de até um salário mínimo. As dificuldades dos discentes são muitas, entre elas o acesso às tecnologias digitais para assistir às aulas e complementar os estudos.
É o caso de Taiza Barros Leite, aluna do 8º período do curso de Letras – Língua Portuguesa do Campus Avançado de Pau dos Ferros. Até a metade do curso ela não tinha internet em casa para realizar os trabalhos acadêmicos e pesquisas.
A jovem, que sonha em ser professora ao término da graduação, foi contemplada com o edital do Auxílio Inclusão Digital – AID. “Para mim, enquanto aluna de classe popular, faz todo sentindo poder ter acesso ao auxílio, para que com esse benefício eu possa adquirir um suporte para a concretização dos meus estudos”, avaliou.
O auxílio vai beneficiar mil alunos com R$ 1.000,00 (totalizando um milhão de reais) para aquisição de equipamentos de informática e contratação de serviços de internet, com a finalidade de garantir os meios necessários para cursar os componentes curriculares ofertados no calendário acadêmico 2020.1.
A concessão do AID foi possível graças à inclusão da Uern no rol de instituições estaduais contempladas com a partilha do Fundo Estadual de Combate à Pobreza (FECOP).
Além do auxílio, Taiza utiliza outros serviços de assistência estudantil, como as capacitações online e os serviços de acompanhamento psicológico.
“Avalio que, apesar das dificuldades e desafios históricos em diversos aspectos que a Uern tem enfrentado ao longo dos anos de sua existência, esta é uma Instituição de resistência, pois tem conseguido driblar de forma muito competente e exitosa as dificuldades que surgem ao longo do tempo e coletivamente. Com o seu corpo de servidores, professores e discentes, vem realizando um belo trabalho nos mais variadores setores, proporcionando acesso, inclusão e transformação na vida de muitos alunos, especialmente em alunas e alunos advindas de classes populares como eu”, analisou a estudante.
Samba recepciona virtualmente os novos alunos da Uern
O Seminário de Ambientação Acadêmica – Samba, evento para recepcionar os novatos a cada início de semestre na Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, está sendo realizado totalmente de forma remota. A temática central é de valorização da vida em alusão à Campanha Setembro Amarelo realizada nacionalmente e também com diversas atividades no âmbito da Uern.
Os chamados calouros viveram momentos bem diferentes do que esperavam quando foram aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio – Enem. Os abraços físicos foram substituídos pelos virtuais. Não teve contato e olho no olho, mas não faltou emoção. A satisfação de ingressar numa universidade pública falou mais alto que as contrariedades que a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) está gerando, como o isolamento social.
Para a vice-reitora Fátima Raquel Rosado Morais, é uma surpresa e felicidade ao mesmo tempo o clima de emoção durante os eventos online.
“A gente observa nos rostos dos alunos a felicidade, a atenção de estar naquele momento partilhando do espaço de uma universidade, de ver seu sonho concretizado, de estar iniciando o semestre. Tem sido um momento de mais alegria ainda porque a emoção não é só por parte dos alunos, mas também da parte dos docentes, dos técnicos administrativos. Isso só mostra que as pessoas que fazem a Uern estavam ansiosas por esse momento, desejosas de poder fazer o que melhor fazem, que é trabalhar a formação, trabalhar o ensino, mesmo nesse contexto que só nos possibilita o ensino remoto”, destacou.
O primeiro Samba da semana recepcionou os novos discentes dos cursos do Campus Avançado de Assú. O evento ocorreu no último dia 8, logo após a aula inaugural que iniciou o semestre letivo 2020.1 com a palestra “Educação online para um ensino-aprendizagem (trans)formador” proferida pela professora Dra. Edméa Santos, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ.
Nos demais campus, o Samba aconteceu em dias diferentes: Campus de Patu (dia 9), Campus de Caicó (dia 10) e Campus Central (dia 11). Nesta semana, será a vez do Campus de Pau dos Ferros (dia 15, às 19h) e Campus de Natal (dia 18, às 9h para ingressantes do turno matutino, e 19h para ingressantes do turno noturno).