A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) irá desenvolver o Sistema de Informação Regional da Agricultura Familiar do Nordeste (Siraf/NE), uma plataforma regional que irá sistematizar a oferta dos produtos da agricultura familiar existentes na Região Nordeste.
Além de facilitar o acesso e qualificar as informações de mercado, agilizando os processos de compras governamentais e abrindo novos canais de comercialização com o setor privado, o Siraf irá contribuir com o fortalecimento das cooperativas e associações da agricultura familiar, que serão responsáveis pela alimentação de sua base de dados, dando visibilidade à diversidade dos seus produtos e ao volume de sua produção.
Nesta quarta-feira (19) foi assinado o convênio entre o Governo do RN, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Rural e a da Agricultura Familiar (Sedraf) e UERN com o Fundo Nacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), via Universidade Federal de Viçosa, para a elaboração do Siraf/NE. O valor do convênio é de R$ 609 mil e será investido em equipamentos de Tecnologia da Informação (TI) e em bolsas para os alunos, professores e profissionais de TI da Instituição.
A professora Cicília Maia, chefe de gabinete da Reitoria da UERN, representou o reitor Pedro Fernandes na solenidade. Ela acompanhou o processo de elaboração da proposta, junto com os professores Alexandre Lima (UERN), secretário estadual de agricultura; e Lima Júnior (UERN), coordenador geral da proposta desse sistema. Na solenidade ela colocou a expertise da Universidade à disposição do Rio Grande do Norte e demais estados do Nordeste para a busca de soluções para as questões que atingem a região, como no caso do desenvolvimento desta ferramenta.
“Essa parceria vai além do valor em real, pois nos dá a possibilidade de levar nossa expertise, através da inovação, da pesquisa aplicada, do empreendedorismo, para uma solução em nível de software para a agricultura familiar. Estamos desenvolvendo um sistema grandioso e de forte impacto na gestão da agricultura familiar. Parabenizo a governadora Fátima Bezerra e o professor Alexandre, que não limitaram essa solução apenas ao Rio Grande do Norte, compartilhando a solução com outros Estados. Contem sempre com a UERN para o desenvolvimento do nosso Estado e do país”, afirmou Cicília Maia.
De acordo com o secretário Alexandre Lima, o Siraf coloca a agricultura familiar em um patamar de reconhecimento de agente econômico ativo no contexto do Nordeste. Com o sistema, os estados deixam de lado ações pontuadas para realizar ações de forma articulada um só caminho. Segundo o secretário, este é um momento histórico para a agricultura familiar do Nordeste, um passo importante para a consolidação da agricultura familiar como um agente ativo e fundamental dentro do processo de inclusão econômica e social do Nordeste. Ele também destacou a importância do projeto estar acontecendo através de uma Universidade pública nordestina.
“Nós vamos ter um banco de dados sobre tudo que a agricultura familiar pode ofertar. Outra inovação é um produto que é fruto de uma relação de uma universidade pública estadual de um estado do Nordeste, que está apostando nessa plataforma integrada, com o conjunto dos estados. O Siraf é produto de um esforço coletivo e só vai funcionar se todos os estados funcionarem”, afirmou.
A governadora Fátima Bezerra enalteceu a importância da participação da UERN no desenvolvimento do Sistema. Ela relembrou que o projeto teve início com base do Portal de Compras Governamentais da Agricultura Familiar, o Portal Pecafes, no Rio Grande do Norte. “Esta experiência nos deu base para propor para o Consórcio Nordeste o desenvolvimento de um sistema que organiza a oferta de produtos da agricultura familiar de toda a região Nordeste, o Siraf, que, assim, como o nosso Portal, também será desenvolvido pela UERN”.
Além da Governadora Fátima Bezerra, o evento contou ainda com a participação do Governador de Pernambuco, Paulo Câmara; do Governador do Piauí, Wellington Dias e com o Governador do Ceará, Camilo Bezerra.
Na ocasião, também foi lançado o Programa de Alimentos Saudáveis do Nordeste (PAS/NE), uma estratégia do Fórum com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste, com a finalidade de fortalecer e expandir a agricultura familiar, construída em diálogo com os movimentos sociais e a sociedade civil organizada.