De estadual para internacional. A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – Uern está cada vez mais rompendo barreiras e chegando, através de seus professores, alunos, técnicos administrativos e convênios, a diversos países em três continentes.
A Diretoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais – Daint, órgão vinculado à Reitoria, é responsável pelo planejamento, execução e avaliação da política institucional de internacionalização da Universidade. Na semana retrasada, a Uern assinou mais um convênio. Dessa vez, com a Universidade de Évora, de Portugal.
Acordos como esse permitem a inserção internacional da comunidade acadêmica uerniana, a promoção e projeção da Uern no cenário global e trazem vários outros benefícios, conforme explica o diretor da Daint, professor Dr. Pedro Adrião.
“Estes acordos internacionais proporcionam a ampliação da formação acadêmico-científica de professores, discentes e servidores técnicos administrativos, contribui para o desenvolvimento de projetos de pesquisa, para a promoção e divulgação de trabalhos científicos e para a troca de experiências científicas, acadêmicas e culturais”, enumera.
A intermediação com a Universidade de Évora foi feita pelo professor Dr. Guilherme Paiva de Carvalho Martins, docente da Uern que esteve de dezembro de 2019 a maio de 2020 na instituição portuguesa realizando pesquisas para o seu pós-doutorado em Ciências Sociais.
Antes mesmo da formalização, algumas atividades já estavam acontecendo, como a própria pesquisa do professor Guilherme, e, além disso, a participação de docentes portugueses em bancas de defesa de dissertação de mestrado dos Programas de Pós-Graduação em Ensino e Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH) da Uern e do professor português José Resende em uma entrevista no formato de podcast para o Programa sobre Humanas.
O docente lusitano, uma referência na sociologia pragmática naquele país, uma corrente teórica que tem norte os estudos de Luc Boltanski e Laurent Thévenot, professores da École des hautes études em sciences sociales de Paris, atuou diretamente para que o convênio fosse realizado.
De acordo com Guilherme Paiva, as ações propostas no convênio envolvem atividades de ensino, formação, parceria em pesquisas de âmbito nacional e internacional, estágios científicos e prestação de serviços.
“Além das possibilidades de formação, atividades de ensino e parcerias em pesquisa, o convênio amplia as ações de internacionalização das instituições. O intercâmbio possibilita ações de intercâmbio com a visita de docentes da Universidade de Évora na Uern e a ida de estudantes e docentes da Uern para a Universidade de Évora”, exemplificou.
Melhorar a qualidade e a avaliação dos programas de pós-graduação da Uern é outra vantagem. “As ações de ensino e pesquisa do convênio poderão contribuir com uma proposta de doutorado na área de Ciências Humanas na Uern, principalmente com a possibilidade de colaboração de docentes da Universidade de Évora”, acrescentou Guilherme.
PARCERIA
A Uern mantém convênios/acordos de cooperação com diversas instituições estrangeiras:
Universidade Pedagógica – MOÇAMBIQUE
Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE – IUL – PORTUGAL
Universidade de Trás-Os-Montes e Alto Douro – PORTUGAL
Universidade de Lisboa – PORTUGAL
Universidade de Évora – PORTUGAL
Université Catholique de l’Ouest (UCO) – FRANÇA
Université d’Artois – FRANÇA
Universidad de Valladolid – ESPANHA
Universidad Rey Juan Carlos – ESPANHA
Universidad de Salamanca – ESPANHA
Universidad de Murcia – ESPANHA
Universitat de Barcelona – ESPANHA
Universidad de Flores – ARGENTINA
La Universidade Nacional de Rosário – ARGENTINA
Universidad Tecnológica Metropolitana – UTEM – CHILE
Universidad Técnica Federico Santa María – CHILE
Universidade de San Sebastian – CHILE
Università degli Studi di Cagliari – UNICA – ITÁLIA
Universidad de Medellín – COLÔMBIA
Fundación Universitaria Católica Lumen Gentium – COLÔMBIA
La Universidad Marcelino Champagnat – PERU
Universidade Tcheca de Ciências da Vida – PRAGA