A situação do povo indígena venezuelano Warao vem sendo acompanhada de perto pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros (NEAB). Na semana passada, uma comissão visitou os refugiados e entregou as doações arrecadadas em uma campanha solidária.
Os 65 venezuelanos, abrigados no Lar da Criança Pobre de Mossoró, entidade filantrópica coordenado pela Irmã Ellen Scherzinger, receberam cestas básicas, leite, fraldas infantis e dinheiro provenientes da campanha “PET Solidário: Warao em Mossoró”, do Programa de Educação Tutorial de Ciências Sociais (PETCIS) da Uern.
Depois de uma reunião com vice-reitora Fátima Raquel Morais e a professora Cicília Maia, Chefe de Gabinete da Reitoria na quarta-feira, 29, pela manhã, em que foi discutida a criação do Centro de Atenção aos Refugiados em Mossoró, representantes do Comitê Estadual Intersetorial de Atenção aos Refugiados, Apátridas e Migrantes do Rio Grande do Norte (CERAM/RN), da Uern e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da Prefeitura de Mossoró visitaram os indígenas.
O presidente do Ceram, Thalles Dantas, foi acompanhado pela Profª Dra. Eliane Anselmo, representante do Ceram pela Uern, e pela Profª Dra. Sheyla Pedrosa, coordenadora do Creas.
“Muita coisa ainda precisa ser feita por eles, como uma maior atenção do setor da saúde, por exemplo. Formação adequada para os profissionais que trabalham diretamente com eles no dia a dia também, que a UERN, junto com a SETHAS, vai providenciar”, informou a docente Eliane Anselmo.
A alimentação está sendo providenciada pelo Ceram no Restaurante Popular. “Mas como a alimentação deles é bem específica, é preciso a colaboração da população, tanto nas doações, quanto principalmente, a compreensão do fato deles estarem nas ruas, pedindo, buscando suas subsistências, prática comum na cultura deles”, explicou a professora.
Outras providências estão sendo pensadas na articulação e parceria do Governo do Estado do RN, via Ceram, Uern e Prefeitura de Mossoró.