As ações de pesquisa e extensão desenvolvidas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) no combate à COVID 19, o coronavírus, foram tema de artigo publicado na revista eletrônica Brazilian Journal of health Review, em Curitiba (PR). O periódico de publicação bimestral tem como objetivo disseminar o conhecimento na área da saúde, através da publicação de trabalhos científicos que apresentam contribuições originais, tanto empíricas quanto teóricas.
O ensaio é assinado pela Profª Drª Márcia Regina Farias da Silva Professora e a mestre Anne Lizabelle Leite Duarte Mascarenhas, ambas da UERN; além dos professores doutores Maria da Conceição Farias da Silva Gurgel (UFPB), Nildo da Silva Dias (UFERSA) e Carlos Aldemir Farias da Silva, da Universidade Federal do Pará (UFPA). O artigo tem como título “Reflexões sobre as ações extensionistas e de pesquisa no combate à COVID-19 na UERN”.
A proposta do artigo é identificar as ações desenvolvidas pela Universidade no combate ao coronavírus. “Estudar experiências concretas dos docentes e discentes no combate à pandemia, a partir das atividades de pesquisa e extensão, poderá vislumbrar avanços e reforçar o reconhecimento das Universidades como espaços interdisciplinares de construção e diálogo entre saberes, bem como evidenciar a importância das universidades públicas na formação profissional e cidadã dos alunos e o favorecimento do conhecimento nelas produzido para servir à sociedade”, destaca os autores no resumo da obra.
No texto, os autores lembram que a UERN foi a primeira universidade do Rio Grande do Norte a paralisar as suas atividades presenciais, por meio da Portaria n. 346/2020-GP/FUERN, publicada no dia 15 de março de 2020, quatro dias após a Organização Mundial de Saúde (OMS) decretar a pandemia da COVID-19. “A partir desses direcionamentos institucionais, foi possível observar iniciativas voltadas para atividades de pesquisa e extensão na perspectiva informativa sobre a doença”, frisam.
Paralelo à medida de suspender as atividades presenciais, a UERN lançou uma chamada, convocando docentes e membros do corpo técnico da instituição a cadastrarem atividades pontuais voltadas à pandemia. Os autores pontuaram 17 ações cadastradas no Edital de carga horária 2020 da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), uma proposta cadastrada no no Edital de Ações Voluntárias e quatro propostas cadastradas no Edital de Ações Imediatas 2020.
As ações vão de oficinas para a produção de máscaras de tecido à produção de sabão e saneantes, assistência à população por parte das faculdades de Enfermagem e Medicina, programas em redes sociais com caráter informativo, entre outras. As atividades demonstram a importância das universidades públicas no atual momento de enfrentamento à COVID-19.
A Universidade, por meio das atividades de pesquisa e extensão, apresenta um papel fundamental para construir novos conhecimentos e viabilizar a troca de conhecimentos, descobrir e redescobrir soluções juntamente com a comunidade e, nesse processo, contribui com a formação profissional e cidadã dos alunos.
O artigo completo pode ser conferido aqui.