O projeto de extensão “Socializando o Direito” lançou esta semana uma ação virtual de combate e prevenção à violência contra as mulheres durante o período de isolamento advindo da pandemia Covid-19.
Vinculado à Faculdade de Direito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FAD/UERN), o “Socializando o Direito” realiza ações em escolas públicas defendendo a educação como direito fundamental.
Por meio de postagens em suas redes sociais, a equipe de Direitos Humanos das Mulheres, componente do projeto, promoverá a publicação de informações relativas à temática como forma de instruir a população sobre o assunto.
Nas postagens, aparece em destaque também o contato da Central de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, o Ligue 180, canal importante e gratuito para denúncias.
A ideia da ação digital surgiu da impossibilidade de continuar, no momento, as iniciativas presenciais, diante da necessidade de isolamento social.
Professora à frente da linha de pesquisa que explora os direitos humanos das mulheres, a advogada Fernanda Abreu, integrante da FAD/UERN, explica que “o isolamento é uma condição que agrava um contexto pré-existente” de violência contra as mulheres.
De acordo com a professora, “o aumento do convívio diário, muitas vezes em espaços limitados e mobilidade reduzida agravam esse contexto e dependem de um esforço do Estado e da sociedade no sentido de educar a população e de combater tais práticas”.
Para Fernanda Abreu, é indispensável a manutenção, pelo governo, da estrutura de atendimento das denúncias.
A professora considera ainda ser necessário dar ao tema mais importância, tendo em vista seu impacto na segurança e na saúde públicas.
“Mormente em uma situação onde tais áreas de atuação estatal são chamadas a conferir atenção total aos conflitos decorrentes da pandemia Covid-19, a questão da violência, ao acirrar-se com o isolamento inevitável, é um componente que não pode ser invisibilizado”, conclui.
O “Socializado o Direito” é coordenado pela professora Denise Vasconcelos.
O perfil do projeto no Instagram é o @socializando_o_direito e pode ser acessado clicando AQUI.
Mais informações sobre o projeto de extensão AQUI.