O Programa de Educação Tutorial de Ciências Sociais (PETCIS) irá promover, nesta quinta-feira (5), a palestra “Jornalismo, história e ditadura militar no Brasil: Conversas sobre uma trajetória de pesquisa”. A palestra será proferida pelo professor André Bonsanto, bolsista de pós-doutorado e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e Humanas (PPGCISH), e acontecerá às 8h, na sala do PETCIS, na Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais (FAFIC).
Durante o evento, o professor abordará, entre outros pontos, as pesquisas que realizou durante o mestrado e o doutorado, nas quais problematizou os campos da Comunicação e da História, com foco no contexto da ditadura militar no Brasil.
“Nesses trabalhos, sempre procurei responder de que forma o jornalismo tem se utilizado da história e da memória dos acontecimentos sobre a ditadura, não apenas para circunscrever uma ‘verdade’ sobre estes acontecimentos no tempo, mas com o intuito, direta ou indiretamente, de legitimar as suas próprias histórias e a autoridade daquilo que podemos chamar de um ‘jornalismo profissional’ no Brasil”, destaca André Bonsanto.
O professor abordará ainda o papel do jornalismo diante da chamada “era da pós-verdade” e do embate recente pela legitimação de “verdades” referentes à ditadura, bem como as possibilidades de pesquisa com foco nas aproximações teórico-metodológicas entre os campos da Comunicação e da História.
O evento é aberto à comunidade acadêmica e ao público em geral.