As ideias do pensador suíço Johann Heinrich Pestalozzi serão foco do debate da segunda edição do Café Filosófico da Faculdade de Educação (FE). O evento será realizado em 5 de março, às 7h, no auditório do Departamento de Artes (DART), no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
Com o tema “A filosofia da educação de Pestalozzi”, o Café Filosófico discutirá a incorporação do afeto à sala de aula, teoria defendida pelo educador. A palestrante será a Prof. Me. Brígida Lima Batista Félix, da Faculdade de Educação da UERN.
Para Pestalozzi, os sentimentos tinham o poder de despertar o processo de aprendizagem autônoma na criança. Ele defendia que o amor deflagra o processo de autoeducação. A escola idealizada por Pestalozzi deveria ser não só uma extensão do lar como inspirar-se no ambiente familiar, para oferecer uma atmosfera de segurança e afeto.
A programação do II “Café Filosófico da FE: A filosofia da educação de Pestalozzi!” é voltada para estudantes de Pedagogia, Licenciatura e toda a comunidade acadêmica da UERN e de Instituições de Ensino Superior. “Muitos alunos da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA) e de faculdades privadas já nos procuraram para participar do evento”, informa o coordenador do Café Filosófico, o Prof. Dr. Erick Vinícius Santos Gomes.
A programação é totalmente gratuita. Os interessados podem fazer suas inscrições através do site da Faculdade de Educação, a partir da próxima semana. A participação no evento dará direito a certificado de 8 horas/aula.