Adesão à ID Estudantil está aberta aos estudantes da UERN na Plataforma Íntegra

Os estudantes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) já podem fazer adesão à ID Estudantil pela Plataforma Íntegra (https://seguro.uern.br/integra/). Somente após a confirmação do estudante é que a Diretoria de Informatização da UERN (DINF) envia os dados em lotes para o Sistema Educacional Brasileiro (SEB) do Ministério da Educação (MEC).

“A UERN está realizando todos os procedimentos necessários para envio das informações ao MEC e, com isso, nossos alunos estarão aptos a expedirem sua ID Estudantil. Caso o aluno prefira não expedir a ID Estudantil ou opte pela forma tradicional, basta procurar o DCE para confeccionar a carteira da forma tradicional, pois as entidades estudantis também podem expedir o documento de identificação”, comentou Erison Natécio, pró-reitor de Assuntos Estudantis.

O professor Mademerson Leandro, pesquisador institucional da UERN, explica que os dados enviados dos estudantes, mediante autorização prévia, são os mesmos fornecidos para emissão da carteira de estudante. “Após o envio desses dados pela UERN, o estudante precisa baixar o aplicativo ID Estudantil e fazer o cadastro para ter acesso ao documento que é digital”, afirmou Mademerson.

O professor André Pedro, diretor de Informatização, explica que mais de 900 alunos da UERN já fizeram adesão à ID Estudantil. Esse primeiro lote será enviado para cadastro. “Não sabemos precisar em quanto tempo esse cadastro é liberado pelo MEC, mas nossos arquivos são enviados em lotes”, afirmou.

Criada pela Medida Provisória nº 895, de 6 de setembro de 2019, a Identidade Estudantil é emitida gratuitamente pelo governo federal, possibilitando que estudantes de todo o Brasil paguem meia-entrada em shows, cinema, teatro e outros eventos culturais.

A Carteira de Identificação Estudantil tem modelo único padronizado nacionalmente, com certificação digital do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação. A validade, no caso das carteiras físicas, até o dia 31 de março do ano subsequente; no caso das carteiras digitais, o documento é válido enquanto o aluno permanecer matriculado.

“Quando o aluno se desvincula da Instituição, esse documento perde a validade”, ressaltou a avaliadora institucional da UERN, Mayra Ribeiro.

TUTORIAIS

Saiba como emitir a ID Estudantil: tutorial para menor de idade e responsável legal clicando AQUI.

Saiba como emitir a ID Estudantil: tutorial para quem não possui CNH clicando AQUI.

Saiba como emitir a ID Estudantil: tutorial para quem possui CNH clicando AQUI.