VI Congest é aberto com palestra sobre indústria salineira

Foi aberto na noite desta segunda-feira, 2, o VI Congresso de Economia e Gestão (Congest), evento é organizado pela Faculdade de Ciências Econômicas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (FACEM/UERN).

O evento congrega cinco outros: a V Semana da FACEM, VIII Semana do Economista, Semana de Administração, VIII Seminário Temático de Gestão Ambiental, IV Simpósio de Tecnológico de Gestão Ambiental, IV Encontro de Iniciação Científica em Contabilidade e III Semana do Contador.

O diretor da FACEM Leovegildo Cavalcanti destacou a parceria com os departamentos para garantir o VI Congest. “Esse não é um trabalho só da FACEM, mas de todos os departamentos que a compõe. Contamos com ajuda de economia, contabilidade, gestão ambiental, ciências contábeis e administração. Sem essa união o evento não seria possível”, acrescentou.

Representando a governadora Fátima Bezerra, esteve o secretário estadual de agricultura familiar e professor da UERN Alexandre Lima que destacou a intenção da governadora em estabelecer parcerias com a universidade. “A governadora tem reafirmado em seu discurso o papel estratégico da UERN no governo. Ela tem mostrado na prática como ela percebe a UERN quando garantiu ainda enquanto senadora uma emenda de 20 milhões para a UERN e nos cortes do Governo Federal ela trouxe o aporte para a universidade”, frisou.

O reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto destacou a importância de eventos como o Congest citando o papel da UERN enquanto formadora de recursos humanos. “A nossa universidade tem se empenhado demais na formação de recursos humanos. A governadora criou a Câmara Setorial da Indústria que permitiu que todos esses atores possam conversar”, frisou.

O palestrante foi Airton Paulo Torres, diretor do Sindicato da Extração de Sal do Estado do Rio Grande do Norte (SIESAL). Ele fez uma ampla explanação sobre o desenvolvimento da indústria salineira no Estado.

Em uma das abordagens ele falou da disputa entre a indústria salineira e das Áreas de Proteção Permanente (APPs). “As salinas são seculares e começaram a se formar nas margens do curso de água se expandindo nas áreas ribeirinhas. Foi nas áreas de APPs que elas fizeram  todos os seus investimentos e nós tivemos grande dificuldade de mostrar que as salinas chegaram primeiro”, destacou.

Abertura do Congest tem entrega de prêmio

A abertura VI Cogest teve a entrega do 18º Prêmio RN de Economia com alunos da UERN ocupando lugar de destaque com o segundo e o terceiro lugar.

A terceira colocada foi a egressa da UERN/Campus de Assu Dalila Danieli dos Santos que produziu o trabalho “Uma Análise do Endividamento dos Agricultores Familiares do Assentamento Novos Pingos Assu/RN”.

O segundo lugar é Cosme Geilson Silva Duarte do Campus de Paus dos Ferros cujo trabalho é “Diversificação x Concentração Setorial: uma análise para os Estados brasileiros”.

Já a vencedora foi Nathália Guimarães Sobra da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Ela escreveu o trabalho “Sistema de Gestão e Cobrança pelo Uso da Água no Rio Grande do Norte: o caso da Bacia Hidrográfica do Rio Apodi-Mossoró e seu uso para o saneamento básico”.