O ouvidor da UERN, Prof. Dr. Mademerson Leandro da Costa, participou, nesta quinta-feira(29), de reunião ordinária da “Ouvidorias em rede – RN”, em Natal, no auditório do prédio das Promotorias de Justiça, sob a presidência do promotor Erickson Girley Barros dos Santos, ouvidor do Ministério Público do RN.
A UERN integra a Rede de Ouvidorias do Estado do Rio Grande do Norte, que reúne órgãos públicos e privados. Também estiveram presentes na reunião representantes da UFERSA, Defensoria Pública, Assembleia Legislativa, Secretaria Estadual de Saúde, Cosern, Tribunal de Contas do Estado, Controladoria do Estado, Controladoria Geral da União e Fundação Estadual de Atendimento Socioeducativo (Fundase-RN).
Na ocasião, o ouvidor da UFERSA apresentou o layout do site no qual estarão reunidas as ouvidorias dos órgãos municipais, estaduais e federais no RN, que formam o grupo Ouvidorias em Rede, criado em novembro de 2018, por termo de cooperação técnica-operacional.
O site deverá ser um canal de acesso às ouvidorias da rede e também oferecerá conteúdos educativos, bem como disponibilizará as legislações pertinentes ao funcionamento das ouvidorias.
Além da apresentação do layout do site, a reunião também discutiu sobre o papel da ouvidoria e do ouvidor, junto aos públicos interno e externo de cada órgão, bem como sobre como promover a participação e estipular procedimentos para encaminhamentos e atendimentos de dúvidas e reclamações. E ainda sobre como as ouvidorias podem promover mediação e conciliação de conflitos.
Por fim, o encontro também serviu para a apresentação de novos membros da rede e encaminhamentos para a próxima reunião, agendada para a última quinta-feira de outubro.
Para o ouvidor da UERN, o professor Mademerson, as reuniões da rede são uma oportunidade de interagir com outros órgãos e instituições para a troca de experiência e a qualificação dos serviços. “As reuniões ordinárias da Ouvidorias em Rede impulsionam o crescimento do grupo, através das adesões, o que fortalece a busca por qualificação e atualizações para melhor servir aos cidadãos”, avaliou.
Sobre a “Ouvidorias em Rede”
De acordo com o termo de cooperação técnica-operacional, do qual a UERN é signatária, o grupo “Ouvidorias em rede – RN” foi criado “considerando a necessidade de promover a atuação integrada e sistêmica das ouvidoras do Rio Grande do Norte, com a finalidade de qualificar a prestação de serviços públicos e o atendimento aos cidadãos, e considerando que as ouvidorias são importantes mecanismos de participação e contribuição para o controle da administração pública, bem como para o fortalecimento da democracia participativa e do monitoramento das políticas públicas”.