O projeto Laboratório de Brinquedos e Contação de Histórias (Labrince), do Departamento de Turismo, do Campus de Natal, firmou parceria com o Itaú Social e nesse sábado (17) foi realizada a doação de livros de literatura infantil e infantojuvenil na Cecafes (Central de Comercialização da Agricultura Familiar), local onde funciona a brinquedoteca.
O projeto de extensão é coordenado pela professora Marília Medeiros Soares, que iniciou em março passado como ação de fluxo contínuo.
O projeto funciona no Box 16 da Cecafes. Um espaço fixo que funciona de segunda a sábado, das 6h às 14h, conforme horário de funcionamento do local, localizado na esquina da Rua Jaguarari com a Av. Capitão Mor Gouveia, Lagoa Nova, em Natal/RN e administrado pelo Governo do Estado do RN.
O local fica sempre aberto, entretanto, as atividades realizadas pelos participantes do projeto ocorrem aos sábados entre 8h e 12h, período em que a Central recebe o maior fluxo de visitantes. Para participar não precisa fazer inscrição. O público-alvo são crianças de 2 a 12 anos, que visitam a Cecafes, acompanhadas de seus pais nas compras. Enquanto os pais realizam suas compras, as crianças terão a oportunidade de participar de atividades lúdicas e educativas, sendo oferecidas contação de histórias, brinquedos, jogos educativos e oficinas.
Para a Cecafes, o Labrince se constitui como uma alternativa para manter as crianças ocupadas e consequentemente seus pais no local, fazendo suas compras com tranquilidade. Para a UERN, esse espaço traz visibilidade e mais uma prestação de serviços à comunidade.
A professora Marília acrescenta que a brinquedoteca oferece às crianças frequentadoras da Cecafes um ambiente agradável, alegre e colorido, onde o lúdico estará presente, através das oficinas de artesanato e slime e o incentivo da leitura como atividade de lazer, proporcionando o desenvolvimento sócio-afetivo e educacional das crianças.
Os monitores das atividades da brinquedoteca são alunos do curso de Turismo matriculados em disciplinas como ‘Lazer e Animação Turística’, ‘Turismo e Cultura Popular’, ‘Turismo e Educação’ e ‘Promoção Turística’. Desta forma, eles terão a oportunidade de colocar em prática teorias trabalhadas em sala de aula, além de possibilitar a experiência de contato com um espaço de vocação turística.