Foi realizada na noite de ontem aula inaugural do curso de Doutorado Interinstitucional em Ciências Contábeis ofertado pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) em parceria com a Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS).
O palestrante foi o Prof. Dr. Ernani Ott, da UNISINOS, que abordou “A Trajetória do Ensino e Pesquisa em Contabilidade no Brasil”. Ele lembrou que o ensino em contabilidade no País iniciou em 1809 através de D. João VI. “Finalmente em 1945 surge o curso superior de Ciências Contábeis junto com Economia no mesmo decreto-lei. O processo de pós-graduação iniciou-se em 1970 com o curso de Mestrado na USP. O nosso da Unisinos já foi em 1999. O primeiro doutorado foi na USP em 1978 e o segundo programa de doutorado foi após 39 anos, na Universidade de Brasília (UnB)”, relatou.
Hoje são 14 doutorados e 30 mestrados, e a UERN está dando um passo importante, qualificando seus professores para ter no futuro cursos de pós-graduação em contabilidade. “A gente custou a arrancar, mas agora a cada ano a gente está conseguindo emplacar um ou dois cursos. Essa iniciativa aqui na UERN é importante porque a partir dela poderemos criar um curso de mestrado e depois outro de doutorado, atraindo as pessoas da região”, projetou.
Pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Rodolfo Cavalcanti classificou o momento como apoteótico. “É com muita satisfação que a gente vem até aqui participar de um momento apoteótico da Instituição. A gente reconhece todo o esforço do Departamento de Ciências Contábeis. Vamos conseguir capacitar com excelência um grande número de professores, ampliando a nossa oferta de qualificação”, avaliou.
Coordenador do Doutorado, o Prof. Dr. Sueldo Câmara disse que o curso de Ciências Contábeis da UERN vai mudar de patamar. “Esse é o marco da conquista desse programa em parceria com a Unisinos, que vai proporcionar um impacto forte no ensino, pesquisa e extensão. Não poderia deixar de agradecer ao reitor Pedro Fernandes, à professora Fátima Raquel e ao pró-reitor Rodolfo Cavalcanti”, declarou.