O projeto institucional Cetáceos da Costa Branca (PCCB/UERN) devolveu ao mar, no dia 27 de abril, uma tartaruga verde (Chelonia mydas) encontrada na praia de Catavento, Galinhos/RN. O animal marinho foi capturado em rede de arrasto por pescadores no dia 15 de abril, apresentando uma grave lesão decorrente do “emalhamento” – quando o animal fica preso em redes de pesca que ficam à deriva no mar.
Após o resgate pela equipe do Projeto Cetáceos, a tartaruga foi encaminhada ao Centro de Reabilitação de Fauna Marinha, no município de Areia Branca.
Coordenador do Centro de Reabilitação de Areia Branca, o veterinário Augusto Boaviagem explica que essa é uma situação recorrente. “Infelizmente muitos animais ficam presos em redes fantasmas, as redes apertam e causam essas lesões nos animais”, afirmou.
Augusto Boaviagem conta que, devido à gravidade e tratamento irreversível da lesão, foi necessário a remoção da nadadeira anterior direita da tartaruga. Após 24 horas do procedimento, o animal estava em condições de ir para a água, onde passou mais 12 dias em observação e tratamento veterinário.
O projeto Cetáceos da Costa Branca desenvolve um importante trabalho de monitoramento, resgate e proteção de animais marinhos. Além de todos os exames clínicos e cuidados necessários, os animais atendidos são submetidos a testes comportamentais antes de serem devolvidos ao habitat natural.
O projeto possui uma base de reabilitação em Areia Branca e outra em Natal.
➡ Caso encontre animais marinhos vivos ou mortos, entre em contato pelos números:
Areia Branca (84) 98843-4621
Natal (84) 99943-0058