Foram abertos ontem em solenidade conjunta três eventos organizados pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (DAIN/UERN), pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) e pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Memórias, (Auto)Biografias e Inclusão (GEPEMABI).
Os três eventos são: III Encontro Regional de Narrativas Autobiográficas (ERNAB); IV Seminário Potiguar: Educação, Diversidade e Acessibilidade – diálogos e práticas de inclusão; I Seminário Nacional de Pesquisas (Auto)Biográficas e Histórias de Vida (SENAPAHV).
Os eventos marcam as comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência – dia 3 de dezembro.
Uma das coordenadoras do evento e titular da DAIN, Profª. Dra. Ana Lúcia Aguiar, destacou o momento em que a Universidade recebe três eventos deste porte. “Fechamos os três eventos numa única edição buscando ações voltadas para a inclusão para que um evento colabore com o outro reforçando as necessidades de visibilidade das questões dos direitos humanos. Os eventos trazem discussões sobre diversidade. São eventos que trazem várias culturas, linguagens e gramáticas do comportamento”, frisou.
O palestrante foi o professor Ms. Cleilton da Paz Bezerra, da Universidade Federal do Ceará (UFC), que falou sobre o desafio da inclusão de uma forma geral. “É uma luta constante de todos nós agentes comprometidos eticamente com os diferentes”, declarou.
Especialista em cultura dos povos do mar, o professor Cleilton avaliou que a sociedade tem muito a aprender com eles. “Os povos do mar são ricos em saberes populares, da lida com a terra, com o mar, com a pesca e o viver comunitário integrado com os ancestrais, o sagrado e a sua cultura. É uma população que nos ensina como ser povo e lutar pelos direitos humanos”, disse.
Os eventos transcorrem até esta sexta-feira, dia 7.