Quem ainda não planejou nada para o feriado desta quinta-feira (15 de novembro), vai aqui uma dica, principalmente para quem gosta de conhecer a história de Natal. Os professores Irene de Araújo van den Berg Silva e Rodson Ricardo Nascimento, juntamente com o estudante Kamisson Danyel de Azevedo Silva, do curso de Ciências da Religião, do Campus de Natal da UERN, estão organizando uma caminhada por espaços religiosos do centro histórico da capital. A caminhada é aberta a todos e irá oferecer aos alunos da graduação e especialização em Ciências da Religião uma aula in loco sobre a história das religiões e a história da cidade.
“A ‘Caminhada Espaços Sagrados do Centro Histórico da Cidade de Natal’ é atividade resultante de ações de ensino, pesquisa e extensão oriundos dos cursos de graduação e especialização em Ciências da Religião da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte”, explica o professor. O objetivo é realizar um percurso a pé por áreas públicas do Centro Histórico de Natal, conhecendo a história de monumentos, instituições, personagens e práticas ligadas ao repertório religioso da cidade.
A caminhada é aberta ao público e gratuita, e só há necessidade de inscrição prévia para os interessados em receber certificado de participação. Esses devem se inscrever no endereço eletrônico https://goo.gl/forms/wvp7Ki1rTLhBIZSt1.
A saída está prevista para as 8h, da Praça das Mães, na Av. Junqueira Alves. O percurso total é de aproximadamente 3km e duração estimada de três horas. Entre os pontos a serem visitados estão a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, Palacete da Viúva Machado, Igreja Presbiteriana de Natal, Sinagoga Braz Palatnik, Praça Padre João Maria, Irmandade Bom Jesus dos Passos, Igreja Matriz Nossa Senhora da Apresentação, Igreja do Galo, Santa Cruz da Bica e o Cemitério do Alecrim.
Recomendações para participar da caminhada:
– Usar roupas leves e tênis
– Não trajar roupas curtas em virtude da possibilidade de acesso a espaços religiosos
– Levar água e lanches rápidos para consumo no percurso
– Usar proteção