Foi com um debate sobre a concepção e aplicação de estratégias criativas e sustentáveis que teve início, na noite desta quarta-feira (7), a VI Jornada de Estudos Turísticos da UERN, com o tema “Inovações tecnológicas e turismo: desafios e tendências no mundo global”.
Promovido pelo Departamento de Turismo, o evento reúne minicursos, grupos de trabalho, apresentações culturais, palestras e lançamento de livros, estendendo-se até a próxima sexta-feira (9), no Campus Central da UERN. A Jornada também celebra os 15 anos do curso de Turismo.
Durante a solenidade de abertura, realizada no auditório da Faculdade de Educação Física, professores ressaltaram o potencial turístico do Estado e as possibilidades de inovação a partir de novas tecnologias e de ações criativas.
“Nós temos uma riqueza muito grande de recursos naturais no nosso Estado. Já temos parques eólicos, potencial para a energia solar, e agora temos o turismo como uma fonte de recursos também. Eu não veria um tema melhor para o evento do que esse, que traz as inovações no turismo”, destacou o professor Zezineto Mendes, chefe de Gabinete da Reitoria da UERN.
A professora Michele de Souza, chefe do Departamento de Turismo, enalteceu a programação do evento e destacou a participação de estudantes de Turismo de outras cidades, como Natal (RN) e Fortaleza (CE).
“Espero que vocês usem esses dias para aprender aqui e também para trocar experiências, interagir com os colegas de outras cidades, coisa que é muito importante para quem trabalha com turismo”, frisou.
Após a abertura oficial, foi realizada a palestra “Smart Cities: inovação e criatividade no
planejamento de destinos turísticos”, proferida pelo professor da UNINASSAU e gestor de equipamentos esportivos e lazer da Prefeitura de Recife (PE), Sérgio Xavier.
Xavier apresentou diversas iniciativas realizadas em Recife que contaram com a criatividade dos realizadores, enriquecendo a experiência dos turistas e amplificando o potencial atrativo do local.
O palestrante também destacou pontos importantes que devem ser levados em consideração durante o planejamento de ações ligadas ao conceito de cidades inteligentes, com o uso de novas tecnologias.
“Toda cidade tem um grande potencial artístico e cultural. E a população pode e deve instigar os gestores públicos a adotar ações criativas”, salientou Xavier.
Nesta quinta-feira, as atividades da VI Jornada de Estudos Turísticos continuam no Campus Central. A programação completa pode ser acessada neste link.
Mais informações também podem ser encontradas na página do evento.