A Faculdade de Enfermagem da UERN (FAEN) promoveu, nesta terça-feira (15), o lançamento de seu ambulatório e de núcleos de extensão que significarão não apenas um complemento ao conteúdo visto nas salas de aula, mas também uma série de serviços na área de saúde à população de Mossoró.
Reunindo atendimentos de enfermagem, odontologia, serviço social, nutrição, psicologia e fisioterapia, o Ambulatório da FAEN tem previsão de iniciar os atendimentos em julho deste ano, no próprio prédio da Faculdade de Enfermagem.
Conforme o coordenador da Residência Multiprofissional em Atenção Básica/Saúde da Família e Comunidade, Lucídio Oliveira, os serviços serão oferecidos de forma gratuita à comunidade, contando com parceria da Prefeitura de Mossoró.
Um dos núcleos de extensão que foram lançados nesta terça-feira, o Núcleo de Atenção Materno-Infantil (NAMI), irá oferecer a partir do próximo mês serviços como fisioterapia, nutrição, fonoaudiologia, psicologia a crianças com microcefalia decorrente do vírus Zika.
Segundo uma das coordenadoras do núcleo, a professora Cíntia Nogueira, 15 crianças já estão cadastradas no núcleo e receberão atendimento, mas o número pode ser ampliado caso novos casos cheguem ao NAMI.
Por sua vez, o Núcleo de Estudos em Qualidade e Segurança do Paciente (NEQSP) tem como objetivo abordar questões ligadas aos riscos durante o atendimento e tratamento de pacientes.
Conforme a professora Érica Louise, que coordena o núcleo, uma das iniciativas do grupo é orientar e alertar profissionais da saúde e a própria população sobre situações que devem ser prevenidas, como a queda de pacientes dentro das unidades de saúde e a formação de lesões de pele decorrentes da falta de cuidados durante as internações.
Já o Núcleo de Práticas Integrativas e Complementares (NUPICS), destaca sua coordenadora, a professora Isabel Amaral, promoverá ações diversas e práticas como meditação, reiki e tai chi chuan para membros da comunidade acadêmica e para a população em geral.
O lançamento do ambulatório e dos núcleos de extensão integra a programação do aniversário de 50 anos da FAEN e da 49ª Semana Mossoroense de Enfermagem, que se estende até esta quarta-feira (16).