FAPERN e UERN discutem parcerias

Foi realizada na tarde desta quarta-feira, 9 de maio, reunião de apresentação da equipe da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) à nova direção da Fundação de Apoio à Pesquisa do Rio Grande do Norte (FAPERN).

O reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto destacou a importância de um encontro como esse. Ele aproveitou para citar os avanços da UERN na pós-graduação, formação de professores e a missão de levar o ensino superior para o interior do Estado. “Para mim é um motivo de satisfação ver esse alinhamento com a FAPERN, que vai trazer muitos benefícios para a educação em nosso Estado”, acrescentou.

O reitor lembrou ainda que a UERN cumpre um papel de iniciação científica não só em nível superior, mas levando ações para as escolas do ensino médio. “Nós temos orgulho de falar sobre a nossa instituição e fazer vocês conhecerem a UERN nos enche de entusiasmo”, frisou.

Diretor-presidente da FAPERN, João Maria de Lima falou sobre os desafios de dirigir o órgão e deixou claro que a UERN será prioridade na sua gestão. “Viemos estreitar as relações e a nossa prioridade entre as universidades públicas é a UERN. Outra, é a popularização da ciência no ensino básico”, garantiu.

Ex-professor da UERN (atualmente na UFRN), Júlio Resende, diretor de Desenvolvimento Tecnológico e de Inovação, informou que está em fase de preparação do orçamento para a implantação de um planetário na UERN. “Estamos discutindo os orçamentos com o secretário Vagner Araújo”, acrescentou.  Ele disse ainda que a FAPERN planeja realizar no mês de julho um seminário de inovação em Mossoró. Esperamos contar com a UERN”, avisou.

O coordenador do fórum de diretores, Lima Júnior, falou da proposta de fazer uma parceria entre UERN e a Escola Técnica do Estado. “Queremos alavancar o ensino técnico nessa escola, mas com a intenção de ampliar essa iniciativa para outras escolas públicas. Já temos alguns projetos em curso como de inovação tecnológica na Escola José de Freitas Nobre. Nós sabemos que a Escola Técnica necessita de um suporte humano que a UERN pode contribuir. Contamos com seu apoio enquanto FAPERN”, explicou.

Participaram da reunião a vice-reitora Fátima Raquel Morais, o chefe de Gabinete Zezineto Mendes, pró-reitores e diretores das faculdades como Hubeônia Morais de Alencar (FALA), Fátima Araújo (Faculdade de Educação) e Suzana Carneiro (FAEN).