Reitoria e sindicatos discutem com MP soluções para a greve da UERN

O procurador-geral de Justiça José Eudo Leite recebeu o reitor Pedro Fernandes mais o presidente do Sindicato dos Técnicos Administrativos da UERN (SINTAUERN) e a presidente da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN), Rivânia Moura.

Na pauta, a formação de uma estratégia de negociação com o Governo do Estado na busca por uma solução para o impasse que levou a greve dos professores e técnicos administrativos da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

A reunião foi articulada pelo José Promotor aposentado e professor do curso de direito do campus de Natal, Hindemburgo Nogueira. Além dele, outro professor do curso de direito de Natal, Carlos Sérgio Gurgel, esteve presente.

Após uma reunião entre os segmentos da UERN foi realizado o encontro com o procurador-geral de Justiça Eudo Leite que após ouvir as partes decidiu manter contato com o Governo do Estado através do secretário de planejamento Gustavo Nogueira que descartou qualquer possibilidade negociação em separado com professores e técnicos administrativos.

O professor Hindemburgo avaliou a reunião e disse que o procurador recomendou o fim da greve como forma acalmar os ânimos. “A reunião foi o que nós pleiteávamos: uma conversa franca. Tivemos muita atenção de doutor Eudo que ligou para o secretário Gustavo Nogueira que falou que descartou negociar em separado com a UERN. Doutor Eudo aconselhou que retornássemos ao trabalho porque o desgaste pela greve torna a situação mais dificultosa. Eu vinha disposto a segurar uma a greve até termos uma resposta do Governo, mas ela veio e foi taxativa”, declarou.

O reitor Pedro Fernandes defendeu uma saída que não prejudique a UERN. “Temos que colocar a nossa universidade acima de tudo. Precisamos sair dessa greve fortalecidos para novos desafios que estão surgindo todos os dias”, frisou.

A reunião encerrou-se sem a apresentação de avanços ou possibilidade de negociação com o Governo do Estado.