O professor Dr. Lindercy Lins, chefe do Departamento de História, teve um artigo publicado na Revista Acervo, do Arquivo Nacional, cujo número é intitulado “Estado Novo, 80 anos – arquivos e histórias”. A Revista Acervo é uma das mais tradicionais revistas de História e Arquivologia no Brasil.
Conforme o professor Lindercy, este número sobre o Estado Novo conta com textos dos mais renomados estudiosos do período, como Maria Helena Capelato (USP), Frank McCann (professor Emérito da University of New Hampshire – EUA), Angela de Castro Gomes (CPDOC/UFF e Unirio), Jorge Ferreira (UFF), Fábio Koifman (UFRRJ), dentre outros.
O artigo do professor Lindercy chama-se “O lobo, mesmo com capa de monge, ainda está à espreita de ovelhas: censura e perseguição a jornalistas estrangeiros no governo Vargas (1930-1945)”.
O artigo apresenta, a partir da documentação diplomática, o modo como o governo Vargas (1930-1945) promoveu e executou a política de censura e perseguição aos correspondentes internacionais que difundiam notícias desfavoráveis ao governo brasileiro.
Conheça a Revista Acervo