Reitoria participa de audiência de conciliação

O reitor da Uern, Pedro Fernandes, insistiu, mais uma vez, que o governador, Robinson Faria, dialogue com os servidores públicos que estão em greve, e apresente propostas concretas para o restabelecimento dos salários. A manifestação do reitor ocorreu durante audiência de conciliação, entre Governo e servidores em greve, na 2 Vara da Fazenda Pública, em Natal, na manhã de hoje.
O reitor falou também sobre a situação crítica dos servidores. “Já estávamos numa situação muito crítica, e na última sexta-feira, quando ocorreu aquela ação na Seplan, foram ultrapassados todos os limites. São colegas, servidores públicos estaduais, que estavam pedindo uma resposta, de forma legítima, e foram tratados de uma forma totalmente desproporcional. O que queremos, é que o governador receba as categorias para que cheguemos a uma solução”, comentou.
Ele participou da audiência, acompanhado da vice-reitora, Fátima Raquel, do sub-chefe de Gabinete da reitoria, Esdras Marchezan, da Pró-Reitora Adjunta de Recursos Humanos, Jéssica Neiva, da Pró-Reitora de Graduação, Francisca Ramos, do Assessor Jurídico, Humberto Fernandes, e da assessora da Prorhae, Ticiane Teixeira.
Uma nova audiência de conciliação entre os sindicatos dos docentes da Uern e dos servidores da Saúde (Sindsaúde) no Tribunal de Justiça, com a presença do governador Robinson Faria, será a nova tentativa de acordo para pôr fim à greve das categorias e restabelecer a regularidade dos salários dos servidores públicos.
O pedido da audiência será encaminhado pelo Juiz da 2 Vara da Fazenda Pública, de Natal, Bruno Lacerda, que conduziu a audiência desta terça-feira. O secretário estadual de Saúde, George Antunes, o procurador Luís Marcelo Viana, e o secretário adjunto de Recursos Humanos, Werbert Benigno representaram o governo.
O juiz Bruno Lacerda apresentou esclarecimento sobre a decisão que determinou a reintegração de posse na Seplan, e se colocou à disposição para atuar como mediador neste impasse.
O assessor jurídico da Uern, Humberto Fernandes, ressaltou a necessidade do judiciário estar sensível à situação do funcionalismo público. “É importante que o judiciário esteja atento, em suas decisões, às demandas e preocupações sociais, não apenas a uma interpretação fria e conservadora da lei”, disse.
Os representantes da Aduern e do Sindsaúde estiveram presentes e cobraram medidas eficientes do governo para o pagamento em dia dos salários.

Fórum

Na manhã desta segunda-feira, o reitor Pedro Fernandes reuniu o Fórum dos Diretores das Unidades E Acadêmica e a equipe de gestão para discutir a situação da universidade e buscar caminhos para a solução do impasse entre governo e servidores. À tarde, ele participou de reunião com a chefe do Gabinete Civil, Tatiana Mendes Cunha, e com os reitores Ângela Paiva (UFRN), José de Arimatéia (UFERSA), e Wyllys Farkatt (IFRN), representando o Fórum dos Reitores do Rio Grande do Norte. Na oportunidade, os reitores reforçaram a necessidade do Governo apoiar o funcionamento pleno da Uern, assim como pediram compreensão do governador para ouvir as categorias e buscar uma solução para a greve das categorias.

No último dia 23, o reitor propôs ao Fórum Nacional de Reitores das Universidades Estaduais e Municipais do Brasil a emissão de nota de apoio à UERN, durante congresso da Abruem, em Boa Vista, Roraima. A nota contou com apoio de 23 universidades.