Reitor responde à pauta de reivindicações e reafirma apoio a servidores

A reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) encaminhou à Associação dos Docentes da Uern (ADUERN), na última segunda-feira, resposta à pauta de reivindicações da categoria, que está em greve deste o último dia 10 de novembro. O documento apresenta esclarecimentos sobre cada uma das reivindicações apresentadas, com apresentação das ações que tem sido realizada pela administração da universidade.

O reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto também reafirma seu apoio ao movimento grevista, e respeito às decisões tomadas pelos segmentos da universidade. “Consideramos justa a luta por salários em dia, um direito básico para qualquer trabalhador, assim como reafirmamos nosso apoio aos servidores e nos mantemos à disposição para atuarmos no diálogo com o Governo, como temos feito durante toda a gestão”, analisou.

Em resposta aos itens 1, 2 e 3, que tratam dos atrasos salariais, ausência de calendário de pagamento e a retirada de projetos que afetam direitos dos servidores, o reitor declarou que tem mobilizado a bancada federal e os deputados estaduais e sido constante nas cobranças junto ao Poder Executivo. “Isso interfere diretamente no trabalho dos docentes e técnicos administrativos, por isso temos acompanhado e buscado caminhos”, acrescentou.

Com relação aos itens 4 e 5 da pauta, ele explicou o trabalho intensivo da equipe da universidade visando a regularização do auxílio-saúde dos servidores da Uern, assim como também o cumprimento do repasse financeiro à Unimed, para evitar a suspensão dos serviços. “Conseguimos reverter algumas situações desfavoráveis junto ao Governo do Estado e a tramitação dentro das instâncias está avançando. Também conseguimos mediar um acordo entre Unimed e o Governo, que foi fundamental para a retomada dos serviços”, acrescentou.

Outra preocupação exposta na pauta dos docentes é a permanência dos aposentados na folha de pagamento. “Temos feito articulações com a ajuda de alguns deputados nesse sentido. É nossa prioridade manter a folha dos aposentados junto com a dos ativos da UERN”, frisou.

Os pontos 7 e 8 tratam do projeto de autonomia financeira. O projeto já foi elaborado, com consulta aos segmentos, e aguarda resposta do Poder Executivo sobre audiência para entrega oficial da proposta. “Essa é uma luta que toda a universidade está envolvida e estamos trabalhando para conseguir esta conquista importante”, disse.

Sobre o item 9 que trata da manutenção dos pagamentos dos professores substitutos e contratos temporários, o reitor explicou que esse assunto está em análise na Pró-Reitoria de Recursos Humanos e Assuntos Estudantis (PRORHAE), e inclusive foi discutido em reunião entre a pró-reitoria e o Fórum dos Chefes de Departamento.

Veja a resposta à pauta de reivindicações.