Câmara Municipal presta homenagem a UERN

A Câmara Municipal de Mossoró realizou na tarde desta quarta-feira, 27, sessão solene em homenagem aos 49 anos de criação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Na ocasião foram agraciados com o título de cidadão mossoroense os professores Luís Marcos (Faculdade de Educação Física), Arnaldo Viana (Faculdade de Ciências Naturais) e Elizabeth Veiga (Faculdade de Ciências Econômicas), além da chefe de gabinete do gabinete civil do Governo do Estado Tatiana Mendes Cunha.

O autor da proposição foi o vereador Francisco Carlos que também é professor da UERN. “Essa solenidade tem uma razão de ser e está se tornando uma tradição fazendo parte de um conjunto de atividades do mês de setembro em alusão a festa da liberdade, nossa data magna. O momento é importante porque é preciso reforçar ainda mais os valores de formação cidadão de uma instituição que já formou mais de 40 mil alunos”, justificou.

O reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto destacou o momento importante que a universidade enfrenta. “A UERN é uma instituição hoje que tem todos os seus cursos de graduação reconhecidos e hoje passa por um processo de recredenciamento”, disse.

Ele destacou algumas ações como a redução dos gastos com alugueis, a suspensão da oferta de vagas nos núcleos de ensino superior e ao final do discurso ele pediu que a educação seja prioridade. “Peço proteção a Deus para esses próximos quatro anos, que o nosso país possa se recuperar e que a educação por não ser emergencial que se torne prioridade”, frisou.

Convidada a falar em nome dos homenageados, Tatiana Mendes Cunha destacou a relação dela com a segunda maior cidade do Rio Grande do Norte. “Mossoró sempre esteve presente na minha vida e nas dos meus antepassados. O meu bisavô foi comerciante aqui e em Campo Grande, o meu avô foi juiz aqui e por isso o meu pai nasceu aqui e me trouxe inúmeras vezes a essa cidade. Para aumentar ainda mais a minha relação com Mossoró eu me casei com um mossoroense que se tornou um dos primeiros juízes graduados pela UERN”, declarou.

Ela destacou o trabalho do reitor Pedro Fernandes e a atuação da UERN pelo interior do Estado. “Quero prestar a minha homenagem ao reitor Pedro Fernandes pelo esforço nesse desafio diário de administrar uma instituição como a UERN. Somente uma pessoa como senhor com essa liderança e uma equipe capacitada é capaz de fazer da UERN um sinônimo de transformação social fazendo de Mossoró um polo acadêmico”, acrescentou.

Representando a prefeita de Mossoró Rosalba Ciarlini, a vice-prefeita Nayara Gadelha, desejou um futuro promissor para a UERN. “Que a nossa universidade continue em plena expansão mostrando a formação de ensino superior, público, gratuito e de qualidade”, concluiu.

Foto: Edilberto Barros/Câmara Municipal