UERN e Prefeitura de Apodi discutem obras sobre Campus e parceria em educação à distância

O reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto recebeu o prefeito da cidade de Apodi Alan Silveira em audiência na manhã desta terça-feira, 26. Na oportunidade foi discutida a construção do Campus Avançado de Apodi.

O reitor explicou que a emenda do deputado federal Fábio Faria engloba não só a obra do Campus, mas também outras obras e foi liberada em duas etapas: a primeira por meio de ação da senadora Fátima Bezerra e a segunda graças ao senador José Agripino. “Ainda falta uma terceira etapa, mas estaremos retomando as obras”, frisou.

O reitor lembrou que mesmo sem o Campus estar funcionando há iniciativas como a da Cajucultura realizada pelo professor Vinícius Claudino.  Ele também disponibilizou a UERN para cursos de formação continuada para professores. “É importante a política de fixação de professores”, frisou.

O assessor de obras Osmídio Dantas explicou que as fundações dos prédios já foram concluídas e que a empresa fez a limpeza do mato e que a estrutura está em ordem. “Será um investimento de R$ 1,3 milhões e a gente quer avançar até março para poder liberar a terceira parcela. Já será possível visualizar os blocos de salas de aula”, declarou.

A pró-reitora de planejamento e vice-reitora eleita Fátima Raquel Rosado Morais apresentou a prestação de contas dos recursos da emenda em que estão os recursos para a construção do Campus de Apodi. Ela lembrou que também estão inclusas obras como a reforma do almoxarifado do Campus Central, reforma da Reitoria, reforma e instalação da rádio universitária e reforma de blocos e salas. “De R$ 1 milhão que foi liberado dessa emenda usamos quase 50% nas medições do Campus de Apodi. O reitor foi incansável nessas idas a Brasília para a liberação desses recursos”, frisou.

O prefeito de Apodi ficou satisfeito com as explicações dadas pela gestão da UERN. “Avalio como bastante positiva porque a gente veio a Mossoró saber como está o processo e ficamos satisfeitos com o que foi apresentado e estamos com esperança de até março de 2019 estarmos com o nosso Campus e se depender da nossa parceria estamos prontos para ajudar. Temos força política e acesso livre com a bancada federal”, acrescentou Alan Silveira.

UNIVERSIDADE ABERTA

Outro assunto discutido foi a parceria para a implantação de um pólo da Universidade Aberta com o a UERN. “Nós temos muitas pessoas de Apodi que estão fazendo suas graduações em cidades vizinhas e entendemos que Apodi pode receber um desses cursos”, frisou a vice-prefeita Hortência Regalado.

O diretor de ensino à distância Heitor Liberalino explicou que a UERN oferece dois cursos: um de letras e outro de mídias para educação. Ele apresentou a estrutura da DEAD explicou que um polo da Universidade Aberta do Brasil necessita de uma estrutura pedagógica que possa atende as demandas dos estudantes.

Durante a reunião foi discutida a necessidade de se escolher um curso que tenha demanda para o município de Apodi. Será agendado um novo encontro para definir qual será o curso ofertado.

Participaram ainda da reunião o vereador Evangelista Menezes e o secretário de educação de Apodi Elmo Alves além do chefe de gabinete da UERN prof. ME Tarcísio Barra.