Os estudantes Erika Miranda de Souza e Francisco Matheus Mendes Domingo, do curso de Ciências Econômicas do Campus Avançado Prefeito Walter de Sá Leitão, em Assú, e Pedro Barbosa da Silva, Campus de Pau dos Ferros, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), conquistaram, respectivamente, os três primeiros lugares no “XVII Prêmio RN de Economia”. O concurso é realizado pelo Conselho Regional de Economia do Rio Grande do Norte (CORECON/RN) e premia as melhores monografias de estudantes universitários.
A entrega do prêmio ocorrerá nesta quinta-feira, dia 10 de agosto, às 9h, na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (AL/RN). A solenidade faz parte da programação da Semana do Economista, que teve início nesta segunda-feira e segue até sexta-feira, 11 de agosto.
Foram inscritos no prêmio, 12 trabalhos, sendo quatro do Campus de Assú da UERN, cinco do Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) da UERN, de Pau dos Ferros, e três de alunos da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
Com o estudo sobre “As secas no Nordeste e seus efeitos recentes na agropecuária do Rio Grande do Norte”, a estudante Erika Miranda de Souza conquistou o primeiro lugar no concurso. Na segunda colocação, está o estudante Francisco Matheus Mendes Domingo, com a monografia “As rendas do petróleo e o desenvolvimento socioeconômico do município de Alto do Rodrigues/RN”. Ambos os trabalhos foram orientados pelo professor Me. Joacir Aquino.
“Essa é uma grande conquista para os estudantes do curso de Ciências Econômicas e para o Campus de Assú. E esta não é a primeira vez que nossos alunos se destacam no Prêmio RN de Economia, promovido pelo CORECON/RN”, declara o professor. Ele ressalta que o curso de economia vem se fortalecendo ao longo dos anos e o reflexo disso é o bom desempenho dos discentes em concursos e premiações. “É a UERN gerando conhecimento de alto nível para o desenvolvimento local e regional do nosso estado”, frisa.
Já o premiado em terceiro lugar, o aluno Pedro Barbosa da Silva, com o trabalho “Planejamento e Políticas Públicas para o Nordeste: avanços e ameaças nos primeiros anos do século XXI”, foi orientado pela profa. Dra. Joseney Rodrigues de Queiroz Dantas.
Além da premiação dos três primeiros colocados, o CORECON-RN concedeu duas menções honrosas aos alunos Carlos Alberto Lopes Júnior (orientando do prof Dr. José Elesbão de Almeida) e Charles Souza Marinho (com orientação do prof Dr. Miguel Henrique da Cunha Filho), ambos do CAMEAM/UERN.