O livro “Educação, (Auto) Biografia e Inclusão – Entre a escuta e a escrita de si” foi lançado durante o XI Congresso Internacional de Historia Oral, “Paradigmas y desafíos de la historia oral: nuevos temas y problemáticas del presente”, realizado no México.
O evento reúne pesquisadores de diferentes países e promove uma discussão para quem trabalha com Historia Oral e a (Auto) Biografia direcionada aos estudos sobre a diversidade e inclusão.
O livro é organizado pela profª Ana Lúcia Oliveira Aguiar, PhD em Educação, a profª Dra. Francisca Maria Gomes Cabral, profª Ma. Maria da Conceição Fernandes de França e profº Me. Emerson Augusto de Medeiros.
Conforme a professora Ana Lúcia Aguiar, que estuda sobre a Metodologia da Pesquisa (Auto) Biográfica e a Metodologia da História Oral esta é uma forma de fazer pesquisa que recorre à memória e às experiências para estudo da vida cotidiana e os acontecimentos que não ficam registrados em fontes tradicionais. “Os estudos sobre memória nos permitem observar o que as pessoas pensam, vivem, constroem, reconstroem e seu entendimento das vivências cotidianas. As narrativas orais e escritas, os depoimentos, testemunhos orais nos levam ao conhecimento da experiência e memórias individuais e coletivas”, afirmou a professora Ana Lúcia, acrescentando que a Historia Oral e a (auto) Biografia levam à subjetividade enquanto experiência humana e conduzem ao conhecimento da história daqueles que foram colocados nos subterrâneos da história oficial.
Principalmente, afirma a professora Ana Lúcia Aguiar, “a pesquisa (auto) biográfica abre espaço para a reflexão, para o (auto) conhecimento, para a (auto) formação gerando o empoderamento e transformação nos/dos sujeitos colocando-os como protagonistas de suas trajetórias”.
O Padre Charles Lamartine de Sousa Freitas, diretor do Colégio Diocesano Santa Luzia de Mossoró e da Faculdade Diocesana, também está no México participando do evento científico. Ele é um dos autores do livro e reforça a relevância do lançamento do livro no México: “A obra Educação, (Auto) Biografia e Inclusão: entre a escuta e a escrita de si trata-se de uma publicação com resultados de pertinentes pesquisas cujos estudos repercutem o engajamento e respeito aos princípios da diversidade humana geradoras de ações e políticas voltadas à inserção social”.
➡ Saiba mais sobre o livro: Educação, (Auto) Biografia e Inclusão: entre a escuta e a escrita de si.