No dia de ontem (13/01) a administração da UERN foi convidada para uma reunião com o Governo do RN e o sindicato dos docentes da UERN (ADUERN), cuja pauta tomamos ciência poucos minutos antes do início da reunião. Na ocasião foram discutidos dois pontos: 1) o auxílio saúde e 2) reposição das perdas salariais para os servidores da UERN.
Sobre o auxílio foi solicitado pelo sindicato ao governo a sensibilidade para a autorização e a transformação do mesmo em lei, tornando possível o atendimento à recomendação do Ministério Público. Ressalta-se que desde que chegou a recomendação do MP a administração da UERN tem tentado dialogar com o governo, instruindo o processo e os encaminhamentos legais para aprovação do nosso pleito para a concessão do abono em lei.
Sobre a concessão de reposição das perdas salariais aos servidores da UERN, foi discutida, em um primeiro momento e como negociação inicial, a possibilidade da extensão do reajuste previsto em lei para a educação para os servidores da nossa instituição. A Secretaria de Educação solicitou o impacto para discussão posteriormente com o grupo. O governador solicitou a SEEC (Secretaria Estadual de Educação e Cultura) que continuasse conduzindo a reunião que foi suspensa pois a secretaria precisaria se ausentar para outro evento.
Participaram da reunião pela ADUERN os docentes Alcivan Nunes, Gilton Sampaio, Rivânia e Lemuel Rodrigues. Pela administração o magnífico reitor Pedro Fernandes e a pró-reitora de planejamento Fátima Raquel. Pelo SINTAUERN o técnico e vice-presidente Fábio Bentes.
A administração acrescenta que o impacto já está sendo feito para entrega a SEEC na próxima semana. Informamos que estamos na luta pela nossa instituição e acreditamos que esse momento deve se caracterizar como um momento de união em luta do nosso bem maior, devendo as pessoas que amam a nossa UERN buscarem somar e não dividir.