Em visita à Reitoria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, nesta segunda-feira, 21, o deputado estadual Fernando Mineiro anunciou que vai articular as bancadas federal, estadual e municipais para ampliar a Frente Parlamentar em Defesa da UERN. Autor da audiência pública que debateu a importância e o papel da instituição para o desenvolvimento econômico, social e cultural do RN, Mineiro disse que vai conversar com os senadores, deputados e vereadores nos municípios onde há campi para adesão à Frente proposta pelo vereador mossoroense Francisco Carlos, que também é professor da UERN.
“A causa é comum. Não teria sentido a criação de movimentos isolados e, por isso, vamos nos associar à Frente Parlamentar já implantada na Câmara Municipal de Mossoró”, argumentou Mineiro, que já iniciou nova mobilização na Assembleia contra a privatização e pelo fortalecimento da UERN. O parlamentar deve fazer a convocação aos colegas para integrarem a Frente na sessão desta terça, na Assembleia Legislativa, devendo colher, ainda, as assinaturas para o documento encaminhado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) contra a privatização, proposta do presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJRN), desembargador Cláudio Santos. Até a semana passada, 15 dos 24 deputados já haviam assinado o documento que será encaminhado ao governador Robinson Faria, depois da formalização ao presidente da Casa, deputado Ezequiel Ferreira.
Mineiro informou ainda que já conversou com o governador Robinson Faria sobre a audiência com os segmentos acadêmicos. “O governador se dispõe a recebê-los”, adiantou o deputado, afirmando que se trata apenas de acomodação de agenda.
O reitor Pedro Fernandes agradeceu o empenho do deputado Mineiro e disse que a UERN saiu fortalecida com a audiência pública, destacando o papel da instituição como formadora de recursos humanos e agente de desenvolvimento social e econômico do Estado. “A UERN já expediu 44 mil diplomas. Somos a única instituição que forma professor no interior do Estado. 75% dos nossos alunos são da rede pública de ensino”, pontuou.
A visita do deputado Mineiro foi acompanhada pelo vice-reitor Aldo Gondim, pró-reitores e assessores da UERN.