No sábado uma comitiva da administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) se deslocou ao Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM) em Pau dos Ferros para negociar com o grupo de estudantes que está acampado no campus.
Durante mais de seis horas o reitor Pedro Fernandes esteve conversando com os jovens e discutiu ponto por ponto cada uma das reivindicações.
O reitor explicou que a maior parte dos 22 pontos da pauta não dependem da vontade dele, mas do envio de recursos do Governo do Estado. “Já diminuímos o custeio da universidade com a devolução de imóveis alugados e com esse dinheiro investimos na na assistência estudantil”, frisou.
Os estudantes argumentaram que dois pontos são considerados decisivos para que o campus seja desocupado: 1) pagamento das bolsas atrasadas; 2) limpeza do lixo do Campus e em torno do campo de futebol e quadra poliesportiva.
No primeiro item o reitor disse ter a garantia do secretário estadual de planejamento Gustavo Nogueira de que os pagamentos sairiam até o dia 20 de novembro. O segundo começaria a ser solucionado nesta terça-feira, 8 de novembro.
Veja o documento AQUI