Autoridade acadêmica fala de modificações na avaliação de pós-graduações

Em mais um evento da IV Semana de Ciência Tecnologia e Inovação, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) recebeu o professor Dr. Isaac Almeida de Medeiros, da Universidade Federal da Paraíba (UFPB).

Ele veio ao Campus Central da UERN na condição de Coordenador Nacional do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação. Ele ministrou palestra sobre “Novo Sistema de Avalição de Pós-graduação Stricto Sensu da CAPES”.

Estiveram presentes professores, alunos e coordenadores dos cursos de pós-graduação da UERN.

Isaac Almeida disse que realizar as mudanças na forma de avaliação é necessária, mas será preciso ouvir a comunidade científica. “Na verdade, a avaliação para 2017, que corresponde aos anos de 2013, 14, 15 e 16 seguirão como a gente já conhece. O sistema atual precisa de uma renovação porque a pós-graduação brasileira cresceu assustadoramente e usar os mesmos parâmetros não será eficaz. É preciso que a CAPES ouça a comunidade e todas essas mudanças trarão resultados positivos”, declarou.

Sobre a Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação, o professor Isaac se disse orgulhoso sobretudo por ser mossoroense. “Toda instituição grande ou pequena deve realizar atividades como essas, envolvendo o tripé ensino, pesquisa e extensão. Acho extremante louvável realizar um evento como esse”, declarou.