Foi aberta na noite desta terça-feira a IV Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (IV SCTI/UERN).
O evento tem como tema “Ciência Alimentando o Brasil”, justamente por esse motivo o palestrante foi o Dr. Lucas Antonio de Souza Leite, da Embrapa Agroindústria Tropical, que abordou o mesmo tema IV SCTI/UERN.
O palestrante lembrou que a ciência teve um papel fundamental para mudar as condições da agropecuária no país. “O Brasil é tido como o celeiro do mundo desde a época de Pero Vaz Caminha. No entanto, o tempo nos mostrou que não era bem assim. Várias atividades se iniciavam e perdiam fôlego e sucumbiam. Até 1973, o Brasil importava alimentos, o que era uma heresia quando o Governo criou o Sistema Nacional de Pesquisa Agropecuária coordenado pela EMBRAPA e universidades, que passou a ter um papel decisivo para que o Brasil deixasse de ser um importador e passasse a ser exportador. A ciência teve um peso decisivo nisso com um papel fundamental”, declarou.
O Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. João Maria Soares, destacou a importância do evento aberto nesta noite como o envolvimento de diversos setores da UERN. “A gente fica muito feliz por ver esse evento, que tem quatro pró-reitorias envolvidas como a nossa PROPEG juntamente com a PROEX, PROEG e PRORHAE. Conseguimos reunir dentro desta semana muitos eventos simultâneos em uma mesma época. Outro diferencial é que estamos trazendo as unidades acadêmicas que estão fazendo eventos paralelos”, acrescentou.
A solenidade de abertura foi presidida pelo vice-reitor Aldo Gondim, que destacou a oportunidade para se fazer um intercâmbio com outras instituições. “Esse momento é a abertura de um novo espaço com os estudantes participando de novas discussões com professores de todo o Brasil”, acrescentou.
Para obter mais informações sobre a IV Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação clique AQUI.