Reunidos em um círculo de conversa, os apenados do regime aberto da Penitenciária Agrícola Dr. Mário Negócio participaram nesta sexta-feira, 18 de dezembro, do quarto encontro do Projeto Interdisciplinar de Ressocialização Carcerária do Rio Grande do Norte (REFAZ). Coordenado pela Diretoria de Políticas e Ações Inclusivas (DAIN/UERN), o projeto terá duração de dois anos. O próximo encontro está agendado para o dia 15 de janeiro de 2016.
A professora Ana Lúcia Aguiar, diretora da DAIN, explica que essa ação é um piloto de um programa que engloba outras instituições e tem como meta a ressocialização dos apenados. O projeto “História de Vida em Música, Desenho e Teatro” é realizado mensalmente. “Os temas discutidos aqui são baseados na Pedagogia de Paulo Freire. Hoje trabalhamos as palavras geradoras: saúde, amor, amizade, vínculos e família. O importante é que minimizamos o impacto das grades”, explicou Ana Lúcia.
Para o apenado Francisco Albano, 48 anos, essa atividade ajuda a dar um direcionamento. “Tem sido muito bom participar desse projeto. Quando saímos daqui, podemos ficar perdidos, sem saber o que fazer… É importante buscar conhecimento e refletir. Acho proveitoso”, afirmou o apenado que já conseguiu progressão de pena e aguarda a liberdade condicional.
O Programa REFAZ pretende promover diálogos entre as entidades sociais e acadêmicas em prol da População Carcerária.