Os alunos do curso de Comunicação Social da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) foram os vencedeores da categoria documentário do Expocom, disputa que faz parte do Intercom Nacional realizado na semana passado no Rio de Janeiro. O resultado foi anunciado na noite do último domingo.
O Trabalho premiado chama-se “Lembranças: do idoso ao abrigo” cuja temática envolve as lembranças dos idosos do Abrigo Amantino Câmara localizado em Mossoró.
A produção é dos alunos Johnatan Cruz, Jéssica Mafra, Murilo Santos, Alexandre Fonseca e Isaiana Santos sob orientação dos professores William Robson Cordeiro e Esdras Marchezan. “O documentário mostra a realidade de pessoas que são deixadas em abrigos e terminam se alimentando das lembranças”, destaca Esdras Marchezan, chefe do Departamento de Comunicação Social (DECOM/UERN).
O trabalho já tinha vencido a etapa regional realizada em Natal. “Concorremos com os trabalhos selecionados de cada região do país”, frisou.
O professor Esdras lembra que o trabalho foi feito por estagiários do antigo Núcleo de Ensino à Distância (NEAD/UERN), atual Diretoria de Ensino à Distância (DEAD/UERN). “Essa ideia surgiu dentro de lá e contou com o apoio da equipe do professor Rodolfo Lopes que estava a frente do Nead na época”, destacou.
Este é o segundo documentário produzido por alunos da UERN a vencer a etapa nacional do Intercom. O primeiro foi o “Pátria Armada Brasil” produzido pela aluna e hoje técnica de audiovisual Marbenes Maia com orientação da professora Ana Lúcia Gomes.
No ano passado a UERN venceu o Intercom Nacional na categoria radiuojornalismo com o trabalho “Agência Radiocom” produzido pelos alunos Tárcio Araújo, Fábio Oliveira, Dênis Pinheiro, Andréia Mendonça, Lúcia de Fátima Silva, Bruno Giordano Medeiros e Everton Maia sob orientação do professor Marco Escobar.
Na edição deste ano o DECOM/UERN participou do Intercom com quase 40 alunos. “Alguns apresentando trabalhos, outros artigos. Foi uma grande vitória chegar até aqui. A gente pretende focar num empenho para levar o maior número possível para o Intercom Regional 2016 que vai ser realizado em Caruaru. Esses resultados mostram muita qualidade para os trabalhos produzidos pelos nossos alunos. Vamos criar um mecanismo de estímulo aos nossos alunos para levar um trabalho por categoria porque temos potencial e qualidade para isso”, frisou.
O chefe do Departamento de Comunicação agradeceu o apoio da Reitoria e Pró-reitoria de Administração pelo apoio para que os alunos fossem ao Rio de Janeiro.