O Reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto recebeu na tarde desta quarta-feira (19), representantes da Associação dos Docentes da UERN (ADUERN) e do Sindicato dos Técnicos Administrativos da UERN (SINTAUERN). Em pauta, a campanha salarial e a negociação para o fim da greve.
Em sua fala, Valdomiro Morais, presidente da ADUERN, destacou que da pauta de reivindicações enviada à Reitoria, o único ponto que não avançou foi o da reposição salarial. “Ainda temos o concurso público pendente, mas sabemos que temos esse direito assegurado”, comentou.
O Reitor Pedro Fernandes relembrou todas as negociações desde o início da greve: “Durante esse processo de negociação, tivemos uma fase em que discutíamos direto com o governo. Após a audiência pública na Assembleia Legislativa surgiu a ideia de irmos ao Ministério Público, foi quando surgiu a possibilidade de um auxílio. Posteriormente, o promotor Raimundo Caio sugeriu como alternativa um Termo de Ajustamento de Gestão – TAG – que possibilitaria o reajuste sem ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal, porém ele indicou que esse processo fosse realizado de forma conjunta com a comarca de Mossoró”, explicou Pedro Fernandes.
Outras questões foram discutidas e esclarecidas durante a reunião. A necessidade de união em torno do fim da greve, que afeta principalmente a classe estudantil, é um consenso entre a Administração e as categorias.
O Reitor Pedro Fernandes assegurou que a concessão da reposição de 12,035%, retroativa a maio, não afetará o orçamento da UERN.