O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte (AL/RN), deputado Ricardo Motta, se comprometeu a incluir o projeto de Lei do Executivo concedendo reajuste salarial de 57,53% aos servidores da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), na pauta de prioridades da Casa.
A confirmação foi dada ao reitor Pedro Fernandes, vice-reitor Aldo Gondim, no exercício da Reitoria; e aos representantes dos Sindicatos do Docentes e Técnicos Administrativos, em audiência nessa sexta-feira, 10, em Natal.
Ricardo Motta disse que logo que o projeto seja encaminhado pelo Governo do Estado, ele convocará uma reunião com os líderes de bancada para assegurar a aprovação do projeto que escalona o reajuste de salários da UERN em quatro parcelas de 12,035, a partir de maio de 2015 até maio de 2018.
“A UERN tem toda nossa atenção. A Casa está aberta a essa instituição”, afirmou o deputado Ricardo Motta, ouvindo do reitor Pedro Fernandes agradecimentos. “O Parlamento se soma ao diálogo que foi estabelecido entre a administração da UERN, segmentos acadêmicos e governo do Estado”, destacou Pedro Fernandes.
Participaram da audiência o professor Geraldo Carneiro, da ADUERN; Elineudo….., vice-presidente do SINTUAUERN e Aloísio Veras, diretor do Sindicato dos Técnicos Administrativos.
O presidente da AL também se comprometeu a mobilizar os deputados para apresentação de emendas ao Orçamento Geral do Estado (OGE). Nesta sexta-feira os deputados Getúlio Rego e José Dias, presidente da comissão de orçamento também asseguraram emendas para a UERN em 2015.
Encaminhamento – Logo que terminou a audiência, o reitor Pedro Fernandes e o vice, Aldo Gondim, foram recebidos em audiência pela governadora Rosalba Ciarlini que assegurou encaminhar o projeto ao Legislativo tão logo seja permitido pela legislação eleitoral.
Pela primeira vez a proposta do governo do estado foi acatada sem qualquer alteração pelos servidores que também negociaram, sem greve “Esse foi um processo de diálogo , transparência e responsabilidade de todas as partes envolvidas”, elogiou o reitor Pedro Fernandes. A governadora Rosalba Ciarlini também destacou o diálogo que resultou em amplo entendimento entre Governo, reitoria, professores e técnicos administrativos da UERN. A governadora também assegurou que uma das duas emendas coletivas do governo ao Orçamento Geral da União (OGU/2015) será para a UERN, a exemplo do que ocorreu este ano.
O orçamento de 2015 da UERN já contempla a primeira parcela do acordo salarial.