Alunos do PARFOR de Pau dos Ferros colam grau

Foi realizada na noite desta quarta-feira, 27 de agosto, a Solenidade de Colação de Grau dos alunos dos cursos de Geografia e Letras na habilitação Língua Espanhola pelo Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR) do Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), sediado em Pau dos Ferros.

A solenidade foi presidida pelo reitor Pedro Fernandes Ribeiro Neto. Ele entregou a comenda do mérito acadêmico à Antônia Nézia de Carvalho Maia Queiroz, do curso de Geografia. Ela obteve o melhor desempenho estudantil durante o curso.

O reitor parabenizou os alunos e destacou a importância da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) na melhoria da educação. “Queria agradecer a cada um de vocês por estar aqui após se qualificarem para melhorar a educação dos municípios em que atuam. Isso mostra a importância das universidades estaduais nesse trabalho”, frisou.

Ele ainda defendeu um reforço nos investimentos do Governo Federal para as universidades estaduais. “Nós fazemos o trabalho de interiorização do ensino superior previsto no Plano Nacional de Educação mesmo sem ter o incentivo das universidades federais e particulares”, justificou.

O Paraninfo das Turmas foi o professor Ms Jailson José dos Santos. Ele destacou a superação dos alunos do PARFOR. “Quero externar aos alunos o quanto sou grato aos alunos por esse reconhecimento. Essa formação se torna ainda mais gratificante por ser para a educação básica que investiram dois anos de suas vidas para frequentar cursos de ensino superior em finais de semana”, acrescentou.

Coube a Smally Galvão Moreira, graduando em Geografia, proferir o discurso em nome dos alunos. Entre reflexões sobre a educação, ele aproveitou a oportunidade para agradecer a amigos e familiares. “Chegamos ao fim desta jornada porque muitas mãos nos seguraram, muitas delas estão aqui hoje”, destacou.

PARFOR

Segundo a Coordenação de Pessoal de Ensino Superior (CAPES), o PARFOR é um Programa emergencial implantado em regime de colaboração entre a CAPES, os estados, municípios o Distrito Federal e as Instituições de Educação Superior (IES) com objetivo de qualificar professores da educação básica dando a eles uma segunda licenciatura.