UERN inova com entrega de certidão de conclusão dos cursos durante Assembleia Universitária

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) inova mais uma vez para facilitar a vida dos formandos da instituição, aplicando um novo procedimento na solenidade de Colação de Grau, que é a entrega da certidão de conclusão de cursos. Como ocorrido recentemente no Campus Caicó, nesta terça-feira aconteceu (06) a entrega de 399 certidões de graduação durante a realização da Assembleia Universitária de Colação de Grau, promovida no Campus Central de Mossoró, presidida pelo Reitor Pedro Fernandes.

A novidade foi colocada em prática pela primeira vez em Mossoró e recebeu o apoio dos concluintes que participaram da Assembleia Universitária de Colação de Grau, promovida no Ginásio de Esportes Jerônimo Vingt Rosado Maia, no Campus Central. Na ocasião, a Governadora Rosalba  Ciarlini foi representada pelo Diretor Técnico do Hospital Regional Tarcísio Maia,  João Firmino da Silva Neto. O Paraninfo-Geral das turmas foi o professor Aldo Gondim Fernandes – Vice-Reitor da UERN. Na oportunidade, colaram grau os formandos do semestre 2013.2 do Campus Central, do Plano Nacional de Formação de Professores da Rede Básica (PARFOR) e dos Núcleos Avançados de Educação Superior de Areia Branca, Apodi e Caraúbas.

O Reitor da UERN, Pedro Fernandes, lembrou que este novo procedimento foi possível graças ao empenho da Diretoria de Registro e Controle Acadêmico (DIRCA), da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG). Na sua mensagem à Assembleia, ele se dirigiu inicialmente ao ex-Reitor da UERN, Milton Marques, a quem agradeceu pela presença, como também aos prefeitos, ex-prefeitos, magistrados, familiares dos concluintes, vereadores, professores e técnicos- administrativos.

Em seu discurso, Pedro Fernandes não escondeu a emoção ao destacar que aquela solenidade era a primeira Colação de Grau no Campus onde ele fez e faz carreira profissional na cidade em que nasceu e perto dos seus alunos e familiares. E demonstrou a sua satisfação diante da Assembleia, “Tenho certeza de que estamos fazendo tudo o que é possível nestes sete meses de gestão na UERN”, enfatizou. Pedro Fernandes fez um apelo, que coincidiu com a fala do graduando Iago Henrique Fernandes de Souza, para que continuemos atuando como defensores da Educação em todos os níveis no interior do nosso Estado. “Queremos uma educação pública, gratuita e de qualidade, por isso temos que defendê-la e a UERN está inserida nesse contexto”, frizou.

O Reitor da UERN explica que defende uma educação “Pública” pelo fato da UERN ser uma instituição estadual que oferece cursos superiores a toda sociedade. “Gratuita”, por não cobrarmos tarifas pelos serviços básicos e essenciais. E de “Qualidade”, por elencarmos inúmeros casos de sucessos de egressos, como vocês concluintes em nossos cursos, além de indicadores que apontam a UERN em patamares de destaque. Também é importante registrar que a UERN é membro da Associação Brasileira das Universidades Estaduais e Municipais (ABRUEM), que congrega 42 instituições públicas de ensino superior, presentes em 22 estados brasileiros, com 740 mil alunos regularmente matriculados em 2011, o que representa 42 por cento das matrículas em ensino público superior.

PNE – Em relação ao Plano Nacional de Educação (PNE), Pedro Fernandes disse que a UERN já está em plena sintonia com a oferta de cursos superiores. Na oportunidade, destacou: “Oferecemos cursos de graduação em 18 municípios do Estado do Rio Grande do Norte, cursos de Especialização em 06 deles, e de mestrado em 03. E desenvolvemos atividades de pesquisa e extensão que chegam em 167 municípios do Estado, como é o Caso do CAPACITASUAS que iniciaremos na próxima semana em parceria com a SETHAS”. No Programa Nacional de Educação Permanente do Sistema Único de Assistência Social (CAPACITASUAS) no Rio Grande do Norte, a UERN ministrará cursos para mais de 1.500 profissionais dos 167 municípios potiguares, através de uma parceria entre o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) do Governo Federal, e da Secretaria do Trabalho, da Habitação e da Assistência Social (SETHAS) do Governo do Estado, com a Universidade.