O curso de graduação em Tecnologia em Gestão Pública foi instalado oficialmente na manhã desta quinta-feira (17) no Auditório da Faculdade de Educação Física, no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), com a Aula Inaugural enfocando “A Profissionalização do Gestor Público: Os Desafios”. O tema foi proferido pelo Coordenador do Curso, Demétrius de Oliveira Marques, professor do Departamento de Administração no Campus Central. Antes da conferência, houve apresentação de Voz e Violão por Ronildo Freire e Artur Góis.
Segundo o conferencista, existe o desafio de formação do gestor público para atender as novas demandas do Estado, essas competências são necessárias, ditando como o gestor público pode se preparar para esse novo patamar de governo que está sendo construído. O curso de graduação em Tecnologia em Gestão Pública é oferecido pela UERN aos servidores estaduais através de convênio com a Secretaria de Estado de Administração e Recursos Humanos, por intermédio da Escola de Governo.
O Professor Demetruis Marques, que também coordena o curso, informa que ao abordar a temática de formação dos servidores públicos de uma forma geral. As novas demandas sociais, elas não deixam espaço para que pessoas que não sejam qualificadas e profissionalizadas para administrar bem e conduzir o serviço público. Para isso, o servidor precisa de uma formação. Adianta que o aluno pode esperar muito do curso de Gestão Pública e que ele deve cobrar muito nesses dois já que é um curso de Tecnólogo, um curso de curta duração, mas que é um curso intensivo voltado para o desenvolvimento de competências na área de Gestão Pública, Depois de Natal, na quarta-feira, o curso teve a sua aula inaugural em Natal, nesta quinta-feira, pela manhã, em Mossoró, à tarde, em Pau dos Ferros e amanhã em Caicó.
A Pró-Reitora de Ensino de Graduação (PROEG), Inessa Linhares, na ocasião, disse que “estamos diante de um Estado novo que avança, para a profissionalização através de seus servidores”.
Já o Reitor da UERN, Pedro Fernandes, lembra que este curso tem vários significados positivos. Primeiro é a formação dos servidores numa área tão importante que é a de Gestão Pública, e também a parceria da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte com a Escola de Governo, apresentando um novo modelo, um novo formato para a oferta de cursos. Segundo o Reitor, trata-se de um convênio onde a UERN entra com o que tem de melhor, que é a sua competência na formação de recursos humanos. A Escola de Governo desempenha bem o seu papel no custeio para que possamos oferecer esse serviço e os servidores sejam muito bem capacitados. “A gente vê com esta iniciativa como um novo modelo de oferta de cursos, uma boa parceria e acredita que este seja o primeiro passo de vários outros convênios que serão firmados”, conclui.
O Secretário de Estado de Administração e Recursos Humanos, Alber Nóbrega, disse que para que a abertura desse curso acontecesse foi firmado convênio efetivado com a UERN e desde o ano passado que o Governo batalha para que ele seja concretizado. Declarou que o atual Governo do Rio Grande do Norte foi o único que se aproximou mais da UERN para ver essa questão da Educação. E que através de um curso como este que está se instalando, é mais serviço que a UERN presta e que o Governo também vai prestar ao seu servidor em termo de capacitação, principalmente no momento atual onde se diz que: “a capacidade do servidor público é a sua profissionalização e, infelizmente, o Estado estava com esse débito com referência”, lembra.
O secretário observou que até o fim do ano, o Governo do Estado investirá cerca de R$ 600 mil e a previsão é que no decorrer de um ano estes recursos ultrapassem a R$ 1 milhão. E que a intenção é de que em breve seja plantada uma nova semente em benefício do próprio servidor da UERN para que a Instituição possa oferecer cursos para os seus filhos.
Alber Nóbrega disse ainda que o curso em Natal, Mossoró, Pau dos Ferros e Caicó atenderá a 200 servidores efetivos do Governo do Estado que atuam em funções administrativas e que ainda não contam com uma graduação.