Foi assinado nesta quinta-feira (5), o termo de autorização para o início de obras para a construção de uma Casa de Vegetação no Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).
A obra será realizada através de convênio com a Agência Brasileira da Inovação (FINEP), atendendo chamada do CTInfra 01/11. O projeto tem como coordenador o Prof. Dr. Pedro Fernandes Ribeiro Neto, e está vinculado ao Programa de Apoio à Pesquisa e Pós-Graduação da UERN. Segundo o Professor Pedro Fernandes, a UERN tem conseguido captar recursos junto às agências de fomento graças ao empenho dos professores, técnicos e estudantes na realização de projetos. “A UERN vem participando de editais com projetos para a captação de recursos necessários para a consolidação de inovação e criação do conhecimento científico. Esse é mais um desses projetos onde conseguimos recursos para a construção dessa Casa de Vegetação e para a aquisição de equipamentos que irão contribuir para as atividades de pesquisa na nossa instituição. Tudo isso se dá graças ao empenho de nossos pesquisadores.”, explicou Pedro Fernandes.
A Casa de Vegetação será construída ao lado do bloco novo da FAFIC, com uma área de 80,19m2 e servirá para a realização de experimentos e avaliação do crescimento e desenvolvimento das plantas sob condições controladas de temperatura e umidade, atendendo o Programa de Pós-Graduação em Ciências Naturais (PPGCN).
O convênio possui valor total de R$ 1,43 milhão, contemplando além da casa de vegetação, mais cinco equipamentos de grande porte na área da física e ciências naturais e um ítem que atenderá o Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade (PPGSS).
A empresa responsável pela obra é a J. L. Construção LTDA, e o prazo de conclusão é de 90 dias.