A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) comemora nesta terça-feira, 28 de setembro, 42 anos de fundação. O magnífico reitor Milton Marques de Medeiros convida para a tradicional Assembleia Universitária, que acontecerá no Teatro Municipal Dix-huit Rosado, a partir das 18h.
Durante a solenidade serão concedidos títulos honoríficos e agraciadas personalidades locais com a Comenda da Abolição. Após a Assembleia Universitária será encenado o espetáculo Auto da Liberdade, especialmente para a Comunidade Uerniana e convidados.
A UERN foi criada pela lei municipal 20/68, em 1968, pelo então prefeito Raimundo Soares de Souza e sua nomenclatura era Universidade Regional do Rio Grande do Norte (URRN). Em 1987, o então governador Radir Pereira, depois de uma luta encabeçada pelo então reitor Padre Sátiro Cavalcanti Dantas, estadualizou a instituição em 8 de janeiro daquele ano. A UERN já contava com o Campus Central, Campus de Assu, Patu e Pau dos Ferros.
Hoje, 42 anos depois, a UERN possui mais de 12 mil alunos e cerca de mil professores, metade deles com mestrado e doutorado. Uma característica marcante da UERN é sua capilaridade – a Universidade possui seis Campi e 11 Núcleos Avançados de Ensino Superior (NAES), estando presente, dessa forma, em todas as regiões do Rio Grande do Norte, contribuindo com o processo de desenvolvimento de cada região beneficiada.
HOMENAGEADOS:
Diploma do Mérito Administrativo (In Memoriam)
Sebastiana Braga Linhares
Título de Professora Emérita
Profª. Ormiza Clara de Souza Alves
Professor Honoris Causa
Prof. Paulo César Medeiros de Oliveira Júnior
Doutor Honoris Causa
Drª. Maria Laly Carneiro Meignan
Comenda Medalha da Abolição
Ir. Liselotte Elfriede Maria Scherzinger (Ir. Ellen)
Prof. Lúcio Teixeira dos Santos
Prof. José Augusto Rodrigues (In Memoriam)