O Instituto Federal do Rio Grande do Norte juntamente com o Instituto Federal Fluminense e a Nexedi SA realizam, dos dias 23 a 25 de agosto o OSOE Summer Camp, um curso na área de ERP (Sistemas Integrados de Gestão) utilizando a plataforma de computação em nuvem, TioLive. O objetivo do curso é ensinar como customizar o ERP5. As aulas vão acontecer no Campus Natal- Central do IFRN.
O curso será parte da CONFENIS 2010, evento organizado pela International Federation for Information Processing (IFIP)e que este ano será realizado aqui em Natal. O palestrante será o francês Jean-Paul Smets-Solanes, instrutor internacional da Nexedi SA.
O curso é totalmente gratuito e para participar é preciso estar cursando ou ter cursado algum curso na área de Computação, Engenharia de Produção ou Administração. Também é preciso ter noções de algorítimo e programação básica.
Sobre o OSOE – O programa One Student One ERP (OSOE) foi lançado há alguns meses pela TioLive LLC em parceria com professores e universidades. Ele tem como objetivo levar os softwares livres para universidades, além de estimular a criação e compartilhamento de materiais de ensino nas áreas de computação e gestão para estudantes.
CONFENIS – Especialistas internacionais da área de sistemas de informação vão participar da 4ª Conferência Internacional em Pesquisa e Prática em Sistemas de Informação Empresariais (Confenis), que será realizada de 25 a 27 de agosto, em Natal. O encontro, realizado anualmente, reúne profissionais e acadêmicos de diversas áreas da computação para a discussão de temas relativos a sistemas de informações empresariais. As inscrições, com desconto, para o evento estão abertas até o dia 30. Quem não se inscrever até esse dia, também poderá participar pagando mais caro pelas inscrições.
A programação prevê a presença dos professores Michael Rosemann, da Universidade de Tecnologia de Queensland (Austrália), Young Bai Moon, da Universidade de Syracuse (Estados Unidos) e Jean Paul Smets (França). A conferência contará com representantes de 16 países de todos os continentes.
A Confenis é considerada Qualis A1 Internacional nas Engenharias III. Ou seja, está enquadrada no mais elevado indicativo de qualidade na aferição da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) do Ministério da Educação.
O encontro deste ano é organizado pelos institutos federais de educação, ciência e tecnologia Fluminense e do Rio Grande do Norte, além de um grupo da Federação Internacional de Processamento da Informação, o TC8 Ifip Working Group 8.9 Enterprise Information Systems.
Link da notícia na página do MEC:
http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=15687